Title: | Textos e formação de professores de Física: resistências e pontos de entrada em disciplinas relacionadas com Física Quântica |
Author: | Setlik, Joselaine |
Abstract: |
Este estudo almejou compreender como ocorre o processo de formação de futuros professores de Física em diferentes disciplinas da graduação em relação à leitura, isto é, o papel das práticas em espaços de disciplinas ao longo de um curso de Licenciatura em Física para a ampliação do repertório de leituras, conhecimento e compreensão de diferentes textos escritos de Física Quântica. Para isso, foi construído um referencial teórico, a partir de Fleck, Kuhn e Bakhtin, no entremeio epistemologia e linguagem, para pensar em noções como resistências e pontos de entradas para textos em contextos de formação em física. O campo empírico foi o curso de Licenciatura em Física da UFSC, para o qual foi realizada análise das diretrizes curriculares, projeto pedagógico de curso e programas das disciplinas que podem abordar a Física Quântica. Posteriormente, realizaram-se observações em três disciplinas (Metodologia do Ensino de Física, Introdução à Física Moderna e Estrutura da Matéria I) e entrevistas com os professores regentes. Em Metodologia de Ensino de Física realizou-se ainda uma intervenção didática com o fim de possibilitar reflexão sobre formas escritas da divulgação científica de Física Quântica e possibilidades para o ensino. A análise dos dados evidencia resistências e pontos de entrada para os textos nesses contextos formativos. Embora artigos de pesquisa sejam o principal texto em Metodologia do Ensino de Física, no acontecimento das aulas o professor promoveu ações, atravessadas por sua história, conhecimento e cultura do campo de educação e ensino, e por necessidades de um tipo de formação, que criam entradas para outros textos, como livros de divulgação científica. As vozes dos estudantes nos momentos de trocas também são marcadas por suas histórias, sendo possível encontrar indícios de um sistema de resistências para leituras e textos diversos no Ensino de Física, assim como de fissuras nesse sistema pelas trocas promovidas nesse espaço. Em Estrutura da Matéria I e Introdução à Física Moderna, por sua vez, ambas disciplinas ensinam o paradigma físico com diferentes níveis de aprofundamento em relação ao uso do formalismo matemático, e com textos diferentes para ensinar quântica. Em Introdução à Física Moderna a abordagem expositiva dialogada e o uso de simuladores se aproxima das características da forma divulgação científica, ou seja, compreendemos que tal disciplina representa entrada de textos na formação do licenciando, ainda que não escritos. Na voz do professor que ministrou estas disciplinas há uma concepção de leitura e hierarquia entre linguagem matemática e verbal em física (o que consideramos uma voz paradigmática compartilhada pela comunidade de físicos). Essas concepções estão relacionadas com as práticas e com os textos majoritariamente presentes em sala de aula. Entretanto, foi possível evidenciar, a partir das condições impostas pelas regras institucionais da disciplina, a entrada de outros textos também em Estrutura da Matéria I, pela percepção de necessidades formativas dos estudantes, como a referência a exemplos de textos de livros de outros níveis de ensino (e não só os indicados ao nível da disciplina) e capítulos de livros acerca de conhecimentos matemáticos. Abstract: This study aimed to understand how the educational process of future Physics teachers in different courses occurs in relation to reading, that is, the role of practices in spaces of courses throughout a Degree in Physics for the expansion of the repertoire of readings, knowledge and understanding of different texts written on Quantum Physics. For this, a theoretical framework was constructed, based on Fleck, Kuhn and Bakhtin, between epistemology and language, to think about notions such as resistances and points of entry for texts in the context of physics teacher education. The empirical field was the Teaching Degree in Physics at UFSC, for which an analysis of the curricular guidelines, pedagogical course project and programs of the courses that can address Quantum Physics were carried out. Subsequently, observations were carried out in three courses (Methodology of Physics Teaching, Introduction to Modern Physics and Structure of Matter I) and interviews with the regent professors. In one of these courses (Methodology of Physics Teaching) there was also a didactic intervention to enable reflection on written forms of scientific dissemination of Quantum Physics and possibilities for teaching. Although research articles are the main text in Methodology of Physics Teaching, in the event of the classes the professor promoted actions, crossed by his history, knowledge and culture of the field of education and teaching, and by the needs of a type of formation, which create entries for other texts, such as science dissemination books. The voices of students in the moments of exchanges are also marked by their stories, and it is possible to find evidence of a system of resistance for readings and different texts in physics teaching, as well as cracks in this system by the exchanges promoted in this space. In Structure of Matter I and Introduction to Modern Physics, in turn, both subjects teach the physical paradigm with different levels of depth in relation to the use of mathematical formalism, and with different texts to teach quantum. In Introduction to Modern Physics, the dialogic expository approach and the use of simulators are close to the characteristics of the form of scientific dissemination, that is, we understand that this course represents entry of texts in the formation of the undergraduate, even if not written. In the voice of the professor who taught these courses, there is a conception of reading and hierarchy between mathematical and verbal language in physics (which we consider a paradigmatic voice shared by the physicist?s community). These conceptions are related to the practices and texts mostly present in the classroom. However, it was possible to evidence, from the conditions imposed by the institutional rules of the courses, the entry of other texts also in Structure of Matter I, due to the perception of the students' training needs, such as the reference to examples of texts from books from other levels of teaching (and not only those indicated at the level of the course) and book chapters about mathematical knowledge. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234841 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0502-T.pdf | 2.351Mb |
View/ |