José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

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José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

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Título: José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo
Autor: Santos, Joana Kelly Souza; Bertini, Luciane de Fatima
Resumo: Neste artigo foi traçado como objetivo examinar quais demandas passaram a ser colocadas aos professores que ensinavam geometria no curso primário paulista a partir das propostas de José Ribeiro Escobar para o ensino de retângulo. Foram analisadas as publicações desse autor nas Revista da Educação e Revista da Sociedade de Educação, ambas publicadas em São Paulo na década de 1920. A análise foi realizada a partir de uma recompilação (Valente, 2018) de orientações para o ensino de geometria, indicando que Escobar propôs ao professor paulista dois modos para ensinar retângulo. O primeiro o professor possuía o papel de condutor da lição, guiada pelo diálogo com seus alunos. O segundo versava sobre um ensino cultivado a partir da ação da criança, solicitada pelo professor. As orientações de Escobar (1923, 1924) sugeriam o estímulo da observação, memória, imaginação e raciocínio, iniciando com a comparação de materiais e formas geométricas e finalizando com a escrita dos conceitos como validação do conhecimento adquirido.
Descrição: Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13636
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234370
Data: 2021-06-29


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