José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Joana Kelly Souza
dc.contributor.author Bertini, Luciane de Fatima
dc.date.accessioned 2022-05-12T17:25:57Z
dc.date.available 2022-05-12T17:25:57Z
dc.date.issued 2021-06-29
dc.identifier.citation SANTOS, J. K. S. ; BERTINI, L. F. . José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 4, p. 62-83, 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2595-0967
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234370
dc.description Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13636 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo foi traçado como objetivo examinar quais demandas passaram a ser colocadas aos professores que ensinavam geometria no curso primário paulista a partir das propostas de José Ribeiro Escobar para o ensino de retângulo. Foram analisadas as publicações desse autor nas Revista da Educação e Revista da Sociedade de Educação, ambas publicadas em São Paulo na década de 1920. A análise foi realizada a partir de uma recompilação (Valente, 2018) de orientações para o ensino de geometria, indicando que Escobar propôs ao professor paulista dois modos para ensinar retângulo. O primeiro o professor possuía o papel de condutor da lição, guiada pelo diálogo com seus alunos. O segundo versava sobre um ensino cultivado a partir da ação da criança, solicitada pelo professor. As orientações de Escobar (1923, 1924) sugeriam o estímulo da observação, memória, imaginação e raciocínio, iniciando com a comparação de materiais e formas geométricas e finalizando com a escrita dos conceitos como validação do conhecimento adquirido. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Tangram - Revista de Educação Matemática pt_BR
dc.relation.ispartofseries v. 4;62-83
dc.subject Ensino Primário pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject José Ribeiro Escobar pt_BR
dc.subject São Paulo pt_BR
dc.title José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo pt_BR
dc.title.alternative José Ribeiro Escobar and the guiderlines for rectangular education pt_BR
dc.title.alternative José Ribeiro Escobar y las orientaciones para la enseñanza de rectángulo pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
José Ribeiro Es ... o ensino de retângulo.pdf 522.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar