José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo
Show simple item record
dc.contributor.author |
Santos, Joana Kelly Souza |
|
dc.contributor.author |
Bertini, Luciane de Fatima |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-12T17:25:57Z |
|
dc.date.available |
2022-05-12T17:25:57Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-29 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, J. K. S. ; BERTINI, L. F. . José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 4, p. 62-83, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2595-0967 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234370 |
|
dc.description |
Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13636 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo foi traçado como objetivo examinar quais demandas passaram a ser colocadas aos professores que ensinavam geometria no curso primário paulista a partir das propostas de José Ribeiro Escobar para o ensino de retângulo. Foram analisadas as publicações desse autor nas Revista da Educação e Revista da Sociedade de Educação, ambas publicadas em São Paulo na década de 1920. A análise foi realizada a partir de uma recompilação (Valente, 2018) de orientações para o ensino de geometria, indicando que Escobar propôs ao professor paulista dois modos para ensinar retângulo. O primeiro o professor possuía o papel de condutor da lição, guiada pelo diálogo com seus alunos. O segundo versava sobre um ensino cultivado a partir da ação da criança, solicitada pelo professor. As orientações de Escobar (1923, 1924) sugeriam o estímulo da observação, memória, imaginação e raciocínio, iniciando com a comparação de materiais e formas geométricas e finalizando com a escrita dos conceitos como validação do conhecimento adquirido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Tangram - Revista de Educação Matemática |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
v. 4;62-83 |
|
dc.subject |
Ensino Primário |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
José Ribeiro Escobar |
pt_BR |
dc.subject |
São Paulo |
pt_BR |
dc.title |
José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
José Ribeiro Escobar and the guiderlines for rectangular education |
pt_BR |
dc.title.alternative |
José Ribeiro Escobar y las orientaciones para la enseñanza de rectángulo |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar