Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem

DSpace Repository

A- A A+

Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem

Show full item record

Title: Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
Author: Santos, Tainara dos
Abstract: Este estudo investigativo tem como objetivo olhar para as atividades de matemática propostas para os primeiros anos de escolarização nas reportagens da Revista Nova Escola, afim de compreender se ocorre e como ocorre a aproximação das atividades propostas e/ou aplicadas com uma atividade de Modelagem Matemática. Em seguida, buscamos identificar, mais especificamente, se essas atividades se aproximam de uma atividade de Modelagem Matemática em uma perspectiva Crítica. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise textual discursiva para pesquisas qualitativas a partir das orientações de Moraes (2003), para aprofundar a compreensão de fenômenos advindos das informações coletadas qualitativamente. Da análise, podemos inferir que muitas das reportagens tiveram abordagens críticas, com maiores ou menores graus de intensidade.Abstract: This investigative study aims to look at the mathematics activities proposed for the first years of schooling in the reports of the Revista Nova Escola, in order to understand if the occurrence of proposed and/or applied activities with a Mathematical Modeling activity occurs. Then, we seek to identify, more specifically, if these activities are close to a Mathematical Modeling activity in a Critical perspective. As methodological procedures, we used a discursive textual analysis for qualitative research based on the guidelines of Moraes (2003), to deepen the understanding of phenomena arising from the information collected qualitatively. From the analysis, we can infer that many of the reports have critical approaches, with greater or lesser degrees of intensity. Some more and some less.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229238
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar