História da educação matemática: sua importância na formação de professores

DSpace Repository

A- A A+

História da educação matemática: sua importância na formação de professores

Show full item record

Title: História da educação matemática: sua importância na formação de professores
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este artigo tematiza o papel da história da educação matemática na formação de professores. Coloca como questão central a ser respondida pelo texto: Como se dá a elaboração da matemática que o professor deve ensinar nas escolas? Para responder à questão, analisam-se as diferenças existentes entre ensino de matemática e educação matemática. A partir dessa análise promove-se a distinção entre duas searas distintas de pesquisa: história do ensino de matemática e história da educação matemática. O estudo utiliza como referência principal teórico-metodológica as pesquisas de André Chervel sobre história das disciplinas escolares. Como resultado do trabalho realizado, é feita a defesa de que a um dado tempo, num dado contexto social, político e cultural, as relações estabelecidas entre o campo disciplinar matemático, o campo da docência e as ciências da educação dão origem a uma dada matemática para o ensino, uma referência de trabalho para o professor que ensina matemática.
Description: Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225051
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
13912-48104-1-PB.pdf 305.1Kb PDF View/Open 13912-48104-1-PB

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar