História da educação matemática: sua importância na formação de professores

DSpace Repository

A- A A+

História da educação matemática: sua importância na formação de professores

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2021-07-19T14:38:15Z
dc.date.available 2021-07-19T14:38:15Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 151-161, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13912. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225051
dc.description Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tematiza o papel da história da educação matemática na formação de professores. Coloca como questão central a ser respondida pelo texto: Como se dá a elaboração da matemática que o professor deve ensinar nas escolas? Para responder à questão, analisam-se as diferenças existentes entre ensino de matemática e educação matemática. A partir dessa análise promove-se a distinção entre duas searas distintas de pesquisa: história do ensino de matemática e história da educação matemática. O estudo utiliza como referência principal teórico-metodológica as pesquisas de André Chervel sobre história das disciplinas escolares. Como resultado do trabalho realizado, é feita a defesa de que a um dado tempo, num dado contexto social, político e cultural, as relações estabelecidas entre o campo disciplinar matemático, o campo da docência e as ciências da educação dão origem a uma dada matemática para o ensino, uma referência de trabalho para o professor que ensina matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.title História da educação matemática: sua importância na formação de professores pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
13912-48104-1-PB.pdf 305.1Kb PDF View/Open 13912-48104-1-PB

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar