Educação para as relações étnico-raciais nos currículos de formação de professores/as de química: uma análise dos cursos de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

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Educação para as relações étnico-raciais nos currículos de formação de professores/as de química: uma análise dos cursos de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

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Title: Educação para as relações étnico-raciais nos currículos de formação de professores/as de química: uma análise dos cursos de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Author: Silva, Elis Afini da
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal identificar como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química dos Campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Londrina e Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná contemplam a Educação para Relações Étnico-Raciais. Busca também mapear a presença da Educação das Relações Étnico-Raciais nos currículos de Licenciatura em Química da UTFPR; investiga se os projetos políticos pedagógicos dos cursos estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores no que tange a diversidade étnico-racial; verifica se a história, cultura, ciência e tecnologia afro-brasileira e africana se fazem presentes nos conteúdos abordados nos componentes curriculares dos cursos de formação de professores/as de química. A pesquisa foi estruturada em três capítulos e respectivas seções. No primeiro momento, apresento considerações acerca de debates voltados essencialmente à Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de Química, explanando problematizações em relação à efetividade da Lei 10.639/03 na educação básica e superior. O texto apresenta, ainda, as dificuldades e desejos de mudanças em relação ao uso de conhecimentos provenientes da ciência africana no Ensino de Química, diante da carência de conteúdos de história e cultura afro-brasileira na graduação e da escassez de materiais didáticos e paradidáticos que correlacionem à temática no Ensino de Química. Tais carências podem e devem ser corrigidas e, para tanto, trabalhos de autores/as comprometidos/as com a luta por uma educação antirracista no Ensino de Química que, mesmo diante de efetivas dificuldades, demonstram que há muitas pesquisas e maneiras de incluir a temática no Ensino de Ciências e no Ensino de Química. Em seguida, um breve histórico acerca dos diferentes entendimentos sobre currículo, por intermédio das teorias críticas e pós-criticas. São tecidas considerações sobre o ocidente moderno, a partir das experiências na perspectiva da decolonialidade, envolvendo discussões curriculares acerca da inserção das questões étnico-racial e desconstruções das narrativas hegemônicas, por meio dos Estudos Culturais e dos estudos Decoloniais. Esse mesmo capítulo apresenta a seção, A questão Racial na Educação sob a Perspectiva do Movimento Negro Brasileiro, tecendo considerações sobre o Movimento Negro e sua luta na Educação. Segue o trabalho apresentando-se o Percurso Metodológico, ou seja, traçando-se o caminho percorrido para analisar projetos políticos pedagógicos, estruturas curriculares e componentes curriculares dos cursos. Apresentam-se a Análise e a Discussão, trazendo as considerações acerca da composição dos currículos e suas relações com a ERER. A pesquisa verificou que de maneira geral, os projetos políticos pedagógicos dos cursos abordam a temática diversidade e relações étnico-raciais em seu corpo de texto, existem contribuições específicas em relação às questões raciais, o que demonstra preocupação com os debates sobre educação das relações étnico-raciais. Verifica-se que as questões raciais se fazem presentes nos conteúdos abordados nas componentes curriculares analisadas.Abstract: This paper main objective is to identify how the ethnic-racial relations are handled/taught on the Chemistry course at Universidade Tecnológica Federal do Paraná mainly at the campuses of Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Londrina e Medianeira. It also aims to map the presence of ethnic-racial education and awareness on the curriculum of other chemistry grad courses and to check if the political pedagogical project of such courses are being developed in accordance to the section on diversity of the Diretrizes Curriculares Nacionais for teacher?s formation while making sure that afro-brazilian history, culture, science and technology are presented as proposed. The research is divided in three chapters, each with its own sections. First we present considerations on the debates over the subject and problematics related to the Law 10.639/03 and its efficiency on different levels of education. Furthermore, the paper presents some difficulties related to the use of scientific data and knowledge gathered from african sources that arise from the scarcity of material available and access to the ones that are; in addition finding suitable school materials to work the topic in the classroom has proven to be a challenge. These faults can and must be corrected and the work of authors committed to the anti-racist formation and continued fight indicate that right now many researches and studies are being developed in that sense. Next, Silva (2005) presents a brief history of the various takes on the curriculum so far. Considerations on the modern western from the perspective of decolonization efforts and in light of the deconstruction of hegemonic narratives that are mostly white by means of the group of Estudos Culturais e dos estudos Decoloniais. The section ?The racial issue of education on the perspective of the brazilian black movement? presents considerations on the black movement and its fight for a place on education. Afterwards the methodological trail is exposed, through the analysis and debate of curriculums, pedagogical projects and other conceptual components of the courses and its relations to ethnic-racial education and awareness. Our research then concludes that in a general manner diversity and ethnic-racial relations both are included on the pedagogical project with contributions related specifically to the ethnic-racial discussions which goes to show that the issue is being addressed and thus concluding that the racial issue and the discussion it involves are present all throughout the analyzed content and its components.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220526


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