Title: | Aranhas urbanas como recurso para estudos de evolução no ensino médio |
Author: | Silva, Lígia Vanessa da |
Abstract: |
Aranhas são animais familiares que são facilmente encontradas em áreas urbanas. Por ser um grupo diverso podem representar um recurso didático eficiente para estudos de evolução biológica na educação básica. O objetivo desta proposta foi elaborar um guia didático para subsidiar os professores de Biologia do ensino médio, como uma fonte confiável, para realizarem atividades utilizando as aranhas urbanas como recurso para possibilitar aos alunos à observação de interações ecológico-evolutivas. Os produtos elaborados tiveram como base vivências e experiências prévias durante a atividade docente, em uma escola de ensino médio, da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul, da cidade de Ijuí, e foram produzidos para uso dos professores e alunos. O guia apresenta três propostas de Práticas Pedagógicas para trabalhar a temática com aranhas na abordagem ecológica-evolutiva, que vai de encontro a nova Base Nacional Curricular Comum, proposta para o Novo Ensino Médio. A primeira prática aborda a diversidade de aranhas com observações no espaço escolar e traz a discussão envolvendo biodiversidade, classificação, etc. A Segunda prática aborda as aranhas de interesse médico a partir da temática baseada no personagem do Homem Aranha, com criação de um novo personagem baseado nas características reais das aranhas. A terceira proposta traz a abordagem ecológica-evolutiva através de uma prática de integração com a construção de uma teia gigante pelos alunos. Além das práticas o guia apresenta uma lista de famílias de aranhas urbanas mais comuns, para auxiliar professores e alunos na identificação para a relação de diversidade ser mais eficiente. Atividades compactadas em manuais didáticos mais práticos, como os guias, podem facilitar o trabalho docente possibilitando aos professore repensar em práticas e atividades mais significativas e que englobem as temáticas consideradas importantes pelos documentos que orientam a nova organização curricular no país. Nesse contexto percebeu-se o quanto as aranhas podem contribuir para a realização de Práticas Pedagógicas que envolvam conceitos evolutivos e ecológicos, bem como possibilitar a abordagem de outras temáticas relevantes para o ensino de Biologia na Educação Básica. Abstract: Spiders are familiar animals that are easily found in urban areas. As a diverse group, they can represent an efficient didactic resource for studies of biological evolution in basic education. The purpose of this proposal was to develop a didactic guide to subsidize high school biology teachers, with a reliable source, to carry out activities using urban spiders as a resource to enable students to observe ecological-evolutionary interactions. The products elaborated were based on previous experiences and experiences during the teaching activity, in a high school, from the state education network in Rio Grande do Sul, in the city of Ijuí, and were produced for use by teachers and students. The guide presents three proposals for Pedagogical Practices to work on the theme with spiders in the ecological-evolutionary approach, which meets the new Common National Curriculum Base, proposed for the New High School. The first practi-ce addresses the diversity of spiders with observations in the school space and brings up the discussion involving biodiversity, classification, etc. The second practice deals with spiders of medical interest based on the theme based on the character of Spiderman, with the creation of a new character based on the real characteristics of the spiders. The third proposal brings the ecological-evolutionary approach through a practice of integration with the construction of a giant web by the students. In addition to the practices, the guide presents a list of the most common urban spider families, to assist teachers and students in identifying the diversity rela-tionship to be more efficient. Activities compressed in more practical textbooks, such as gui-des, can facilitate teaching work by enabling teachers to rethink more significant practices and activities that encompass the themes considered important by the documents that guide the new curricular organization in the country. In this context, it was realized how much spiders can contribute to the realization of Pedagogical Practices involving evolutionary and ecologi-cal concepts. As well as enabling the approach of other relevant themes for the teaching of Biology in Basic Education. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220506 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PROFBIO0029-D.pdf | 19.66Mb |
View/ |