Biologia Mar"Cante": utilizando a música no ensino investigativo

DSpace Repository

A- A A+

Biologia Mar"Cante": utilizando a música no ensino investigativo

Show full item record

Title: Biologia Mar"Cante": utilizando a música no ensino investigativo
Author: Ramos, Sheila Cristina Wolfart
Abstract: A música é, desde os primórdios da humanidade, uma forma de comunicação amplamente utilizada nas mais variadas culturas das mais diversas formas. Ela traduz sentimentos, emoções, expressões de diversidade cultural, étnica, religiosa, entre muitos outros aspectos. A música desperta o interesse das pessoas e, como método, pode conter elementos que estimulem a investigação e a alfabetização científica. Como professora de biologia, escuto frequentemente por parte dos estudantes comentários relacionados às dificuldades que apresentam em compreender temas das áreas biológicas por variados motivos, entre eles, a complexidade da nomenclatura científica. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de composições musicais, utilizando-se de elementos textuais do discurso musical que proporcionassem a intermediação da alfabetização científica e do ensino investigativo. O ponto de partida para a escolha dos temas das composições se deu através de um questionário submetido aos estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professora Edith Prates Gonçalves, em Penha, Santa Catarina, Brasil, onde chegou-se a quatro canções das opções mais escolhidas pelos estudantes, sendo elas: genética, respiração celular aeróbia, botânica (ciclo vegetal) e ecologia. Foi realizada também a análise das letras das músicas produzidas, na qual suas metáforas, perguntas, possibilidades de inferências, representações mentais e argumentações são discutidas. Os registros audiovisuais das canções foram produzidos e disponibilizados no canal Biologia MarCante, na plataforma Youtube, juntamente com um e-book propondo a utilização de cada uma delas como instrumento pedagógico investigativo.<br>Abstract: Music has been, since the dawn of humanity, a form of communication widely used in the most varied cultures in the most diverse forms. It translates feelings, emotions, expressions of cultural, ethnic, religious diversity, among many other aspects. Music arouses people's interest and, as a method, may contain elements that stimulate research and scientific literacy. As a biology teacher, I often hear comments from students about their difficulties in understanding topics in biological areas for various reasons, including the complexity of scientific nomenclature. This work aimed at the elaboration of musical compositions, using textual elements of the musical discourse that would provide the intermediation of scientific literacy and investigative teaching. The starting point for choosing the themes of the compositions was through a questionnaire submitted to high school students at Escola de Educação Básica Professora Edith Prates Gonçalves, in Penha, Santa Catarina, Brazil, where four options songs were arrived at most chosen by students, namely: genetics, aerobic cell respiration, botany (plant cycle) and ecology. An analysis of the lyrics of the songs produced was also carried out, in which their metaphors, questions, possibilities of inferences, mental representations and arguments are discussed. The audiovisual records of the songs were produced and made available on the channel Biologia MarCante, on the Youtube platform, together with an e-book proposing the use of each one of them as an investigative pedagogical instrument
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219513
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PROFBIO0022-D.pdf 2.213Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar