Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
Show full item record
Title:
|
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
Author:
|
Rocha, Ana Cristina Santos Matos; Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
Este artigo analisa as anotações de Alda Lodi (1929) relacionadas ao ensino de problemas matemáticos durante sua temporada no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Nosso objetivo aqui é duplo. Por um lado, o conteúdo de suas anotações feitas em Nova Iorque e sua atuação profissional em Belo Horizonte nos ajudam a refletir sobre o processo de internacionalização do debate educacional (Matasci, 2015, 2016; Valente, 2017) no Brasil. A conexão entre seus registros como aluna e suas aulas como professora formadora são indícios das articulações entre o local e o internacional, que são parte constitutiva desse processo. Por outro lado, o exame do debate sobre o ensino de problemas matemáticos que vemos no caderno de Lodi sinaliza como os saberes da matemática escolar dialogaram com os saberes da psicologia da aprendizagem a partir de questões como a do raciocínio e da inteligência. O exame desses dois aspectos procura explorar alguns dos elementos que contribuem para a compreensão das dinâmicas de profissionalização, constituição e circulação dos saberes da matemática escolar, a partir da trajetória de Alda Lodi. |
Description:
|
Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030
|
Date:
|
2020 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar