Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi

DSpace Repository

A- A A+

Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi

Show simple item record

dc.contributor.author Rocha, Ana Cristina Santos Matos
dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2020-10-31T14:03:44Z
dc.date.available 2020-10-31T14:03:44Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation ROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 1980-3141
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030
dc.description Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa as anotações de Alda Lodi (1929) relacionadas ao ensino de problemas matemáticos durante sua temporada no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Nosso objetivo aqui é duplo. Por um lado, o conteúdo de suas anotações feitas em Nova Iorque e sua atuação profissional em Belo Horizonte nos ajudam a refletir sobre o processo de internacionalização do debate educacional (Matasci, 2015, 2016; Valente, 2017) no Brasil. A conexão entre seus registros como aluna e suas aulas como professora formadora são indícios das articulações entre o local e o internacional, que são parte constitutiva desse processo. Por outro lado, o exame do debate sobre o ensino de problemas matemáticos que vemos no caderno de Lodi sinaliza como os saberes da matemática escolar dialogaram com os saberes da psicologia da aprendizagem a partir de questões como a do raciocínio e da inteligência. O exame desses dois aspectos procura explorar alguns dos elementos que contribuem para a compreensão das dinâmicas de profissionalização, constituição e circulação dos saberes da matemática escolar, a partir da trajetória de Alda Lodi. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de Matemática, Ensino e Cultura pt_BR
dc.subject Alda Lodi pt_BR
dc.subject Internacionalização pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.title Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Inteligência, R ... anotações de Alda Lodi.pdf 482.6Kb PDF View/Open Artigo revista REMATEC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar