Title: | From Literature to videogames: the case of Sherlock Holmes |
Author: | Ramos, Elisa Silva |
Abstract: |
Este estudo consiste na investigação dos principais elementos relativos ao contexto, aos personagens e à estrutura narrativa do imaginário Sherlockiano em duas de suas adaptações para os videogames, Sherlock Holmes: The Awakened e Sherlock Holmes: The Devil?s Daughter, ambos criados pela desenvolvedora Frogwares. Arthur Conan Doyle desenvolveu o imaginário Sherlockiano por meio de uma série de romances e contos, nos quais alguns elementos marcantes são recorrentes ? os personagens Sherlock Holmes e Dr. John Watson; o apartamento situado em 221B, Baker Street; a cidade de Londres durante o final do período Vitoriano; o gênero ou formato narrativo da história de detetive; a composição literária em serialização. No contexto dos videogames, esse imaginário ou conjunto de elementos narrativos (contexto, personagens, estrutura), compõe o heterocosmo, i.e. o mundo alternativo, o outro universo (HUTCHEON, 2013, p. 14). Portanto, o foco deste trabalho é em determinar como esses elementos narrativos e literários foram representados por Doyle e, em seguida, verificar e analisar como eles foram adaptados para o meio digital e interativo dos videogames, debatendo as implicações dessa transposição. Da literatura para os videogames, esta investigação das histórias de Doyle parte da análise de passagens dos textos literários, buscando verificar como seus elementos são incorporados pela construção da narrativa dos videogames (adaptação do audiovisual, da história e da jogabilidade). Em outras palavras busca-se investigar as maneiras diferentes às quais as duas adaptações abordam as mesmas fontes, principalmente em relação à estrutura dos seus enredos e às suas mecânicas de jogo, resultando em experiências contrastantes para os jogadores.</br> Abstract : This study consists of an investigation of the main elements concerning the setting, characters and plot structure of the Sherlock Holmes imagination in two of its videogame adaptations, Frogwares? Sherlock Holmes: The Awakened and Sherlock Holmes: The Devil?s Daughter. Arthur Conan Doyle developed the Sherlock Holmes imagination in a series of novels and short stories, in which some striking elements are recurrent ? the characters of Sherlock Holmes and Dr. John Watson; the 221B, Baker Street apartment; the late Victorian city of London; the detective story genre or format; the literary composition via serialization. In the context of videogames, this imagination, or set of narrative elements (setting, characters, structure), make up the heterocosm, i.e. the alternate world, another universe (HUTCHEON, 2013, p. 14). Therefore, the focus of the study is on determining how these literary and narrative elements were represented by Doyle, and, sequentially, on verifying and analyzing how they were transposed into the interactive, digital medium that is the videogame, debating the implications of this transposition. From literature to videogames, this investigation of Doyle?s stories sparks from passages of the literary texts, aiming to verify how its elements are incorporated by the construction of narrative in videogames (adaptations of the audiovisual, story and gameplay components). In other words, the study aims to investigate the different ways in which the two adaptations approach the same sources, especially concerning their plot structure and gameplay mechanics, resulting in contrasting experiences for the players.<br> |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216279 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPGI0175-D.pdf | 6.373Mb |
View/ |