O ensino de ciências/química em classes hospitalares: um olhar para o processo de ensino e aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de ciências/química em classes hospitalares: um olhar para o processo de ensino e aprendizagem

Show full item record

Title: O ensino de ciências/química em classes hospitalares: um olhar para o processo de ensino e aprendizagem
Author: Furtado, Sheila Batista
Abstract: Este estudo no âmbito da formação de professores, busca compreender como aspectos relacionados a classe hospitalar podem contribuir no processo de formação de professores , além de perceber as potencialidades e limites do ensino de Ciências/Química nesta modalidade de ensino. Entendemos que é necessário pensar e discutir os aspectos cognitivos e psicológicos dos jovens em tratamento de saúde para além da doença. Os documentos voltados ao direito da escolarização das crianças e adolescentes em internação surgem após quatro décadas do registro da primeira atividade escolar em um ambiente hospitalar. Buscando responder as questões de pesquisa analisamos trabalhos voltados ao ensino de Ciências e à formação de professores relacionados a classe hospitalar, localizados no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior), na plataforma SCielo e nos anais do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências), dos quais emergiram quatro categorias que apontam compreensões sobre o processo de ensino e as aprendizagens de Ciências da Natureza em uma classe hospitalar, as relações entre a escola regular e a classe hospitalar, o cotidiano docente em uma classe hospitalar e a interlocução dos docentes da classe hospitalar com profissionais de outras áreas do conhecimento. Analisamos também entrevistas realizadas a partir de um grupo focal com estudantes da última fase do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Santa Catarina, que tiveram uma experiência docente em uma classe hospitalar na disciplina de estágio. Dessa análise emergiram três categorias que revelam as conexões entre a formação de professores e o exercício da docência, as relações entre a escola regular e a classe hospitalar e como ocorre o ensino de Ciências em uma classe hospitalar na perspectiva dos licenciandos em Química. As entrevistas e os trabalhos encontrados na literatura foram analisados à luz da ATD (Análise Textual Discursiva). Os resultados apontam o potencial para abordagens de temas do contexto hospitalar que se relacionam com a área da Ciências da Natureza, foi possível perceber uma carência na formação inicial dos professores se que reflete na atuação docente neste espaço, identificamos aspectos que aproximam e distanciam a escola regular e a classe hospitalar. As reflexões dos licenciandos após a ação pedagógica nos levam a crer que mais discussões sobre esta modalidade de ensino nos cursos de formação, contribuiria para diminuir os limites encontrados pelos docentes nesta modalidade de ensino e também contribuiria no aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.Abstract: This study in the contexto of teacher training, seeks to understand how aspects related to the hospital class can contribute to the process of teacher training, in addition to realizing the potential and limits of Scicence/Chemistry teaching in this teaching modality. We understand that it is necessary to think and discuss the cognitive and psychological aspects of young people undergoing health treatment in addition to the disease. The documents focused on the right to schooling of children and adolescents in hospital appear four decades after the registration of the first school activity in a hospital environment. In Order to answer the research questions, we analyzed Works aimed at teaching Science and the training of teachers related to the hospital class, located on the CAPES portal (Coordination for the Improvement of Higher Education People), on the SCielo platform and in the annals of ENPEC (National Meeting Science Research), from which four categories emerged that point to understandings about the teaching process and the learning of Natural Sciences in a hospital class, such as relations between a regular school and the hospital class, the daily teaching in a hospital class and the interlocution of hospital class documents with professionals from other areas of knowledge. We also analyzed interviews carried out from a focus group with students from the last phase of the Degree in Chemistry course, at the Federal University of Santa Catarina, who had a teaching experience in a hospital class in the internship discipline. From this analysis emerged three categories that reveal how connections between teacher training and teaching practice, such as the relationships between a regular school and a hospital class and how science teaching takes place in a hospital class from the perspective of licensing in chemistry. The interviews and works found in the literature were analyzed in the light of the ATD (Discursive Textual Analysis). The results point to the potential for approaches to themesin the hospitalcontext that relate to the area of Natural Sciences, it was possible to notice a lack in the initial training of teachers, which is reflected in the teaching performance in this space, we identified aspects that bring the school closer and further apart regular and hospital class. The reflections of the undergraduate student after the pedagogical action lead us to believe that more discussions about this teaching modality in the training courses, would contribute to reduce the limits found by teachers in this teaching modality and would also contribute to the improvement of the teaching and learning process.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215881


Files in this item

Files Size Format View
PECT0434-D.pdf 1.893Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar