Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1892-1950)

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Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1892-1950)

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Title: Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1892-1950)
Author: Lunkes, Maiara Elis
Abstract: O estudo teve por objetivo compreender a constituição de uma aritmética para ensinar nas práticas do/de ensino para os futuros professores do ensino primário em Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX. Dessa forma, buscou-se responder à pergunta: Quais os processos relativos à constituição dos saberes para ensinar aritmética nas práticas do/de ensino para os futuros professores do ensino primário em Santa Catarina no final do século XIX e início do século XX? As fontes privilegiadas na pesquisa foram as determinações oficiais da educação catarinense, tanto da Escola Normal e do Instituto de Educação (instituições formadoras), como dos Grupos Escolares (instituição primária), instituídos no decorrer desse percurso, além de edições de jornais, manuais pedagógicos e cadernos vinculados à realização de uma possível prática de/do ensino. Mobilizaram-se os referenciais teóricos metodológicos da historiografia, em especial operaram-se com os conceitos da cultura escolar (JULIA, 2001), embasados no ofício do historiador (BLOCH, 2001). Houve apropriação do quadro teórico referente aos saberes presentes na formação do professor, sendo os saberes para ensinar e os saberes a ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). Conseguiu-se configurar três momentos na formação prática do futuro professor catarinense. O primeiro, caracterizado como uma Prática do Ensino, ou seja, vinculada à observação, convivência e imitação de atividades de ensino. O segundo, uma transição da Prática do Ensino para a Prática de Ensino, na qual ainda há uma mera observação, entretanto vincula-se a uma formação escolarizada. E, por fim, uma disciplina instituída na instituição formadora, passando a receber normatizações, assim caracterizando a Prática de Ensino. Concluiu-se, em relação a uma aritmética para ensinar mobilizada nestes momentos, que se configurava, em grande parte, naquela vinculada no grupo escolar, ou seja, na instituição primária. Destacando-se como conteúdos as quatro operações básicas nestes momentos de realização das práticas.Abstract : The study aimed to identify and understand the constitution of an arithmetic to teach in the practices of / teaching for future primary school teachers in Santa Catarina, in the late nineteenth and early twentieth century. Thus, we sought to answer the question: What are the processes related to the constitution of knowledge to teach arithmetic in the practices of / teaching for future primary school teachers in Santa Catarina in the late nineteenth and early twentieth century? The privileged sources in the research were the official determinations of Santa Catarina education, both from the Normal School and the Institute of Education (educational institutions), as well as from the School Groups (primary institution), instituted along this route, besides newspaper editions, pedagogical manuals. and notebooks linked to the possible practice of / teaching. The methodological theoretical frameworks of historiography were mobilized, in particular the concepts of school culture (JULIA, 2001), based on the historian's craft (BLOCH, 2001). There was appropriation of the theoretical framework referring to the knowledge present in the teacher's formation, being the knowledge to teach and the knowledge to teach (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). It was possible to configure three moments in the practical formation of the future Santa Catarina teacher. The first, characterized as a teaching practice, that is, linked to the observation, coexistence and imitation of teaching activities. The second, a transition from the teaching practice to the teaching practice, in which there is still a mere observation, however is linked to a schooled formation. And, finally, a discipline instituted in the educational institution, starting to receive norms, thus characterizing the Teaching Practice. It was concluded, in relation to an arithmetic to teach mobilized in these moments, which was configured, in large part, that linked in the school group, that is, in the primary institution. Highlighting as content the four basic operations in these moments of practice.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215641
Date: 2019


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