Title: | O ensino de ciências em uma perspectiva progressista de educação e suas relações com os pressupostos da educação do campo: um olhar para escolas do campo |
Author: | Munarini, Camila |
Abstract: |
Analisa-se como o Ensino de Ciências, mediante uma perspectiva progressista, pode favorecer a articulação dos pressupostos da Educação do Campo nas escolas que se encontram em áreas assentadas pela reforma agrária. A partir de pesquisa de campo e análise teórica, busca-se dissertar sobre os pressupostos dessas concepções de educação, procurando indicar caminhos para um Ensino de Ciências que considere uma perspectiva progressista voltada à Educação do Campo. Para tanto, realizou-se revisão literária dos artigos publicados em periódicos a fim de mapear como vem sendo explorada a articulação do Ensino de Ciências e a Educação do Campo, evidenciando os aspectos da concepção do Ensino de Ciências, Educação do Campo e Educação Progressista, abordados em tais trabalhos. A pesquisa in situ foi realizada em escolas do campo que atendem estudantes assentados, em uma região que apresenta o maior número de escolas de assentamentos da reforma agrária do Estado de Santa Catarina. A análise sobre o Ensino de Ciências nas escolas do campo ocorre a partir de três aspectos que emergem dos dados apreendidos, sejam elas: a construção do currículo escolar nas escolas do campo; o desenvolvimento do currículo escolar na área de ciências da natureza; e os obstáculos epistemológicos e pedagógicos da área de Ciências da Natureza nas escolas do campo. Na pesquisa, podem-se observar aspectos importantes para a construção de uma educação emancipatória com vistas à transformação da realidade, mas igualmente fatores que precisam ser alterados ao se olhar para a realidade.<br> Abstract : We analyze the conceptions of Education of the Field and Progressive Education, seeking to understand how its bond contributes to the Teaching of Sciences in the schools of the field. Based on fielder search and theoretical analysis, it seeks to say about the assumptions of these conceptions of education, seeking to indicate path ways to a Science Teaching that considers a progressive perspective focused on Field Education. To this end, an analysis of articles published in journals related to the Teaching of Science and Field Education was carried out to map how this articulation has been explored in the literature, especially with regard to the view on the education of the field, the Science Teaching and the progressive conceptions of education addressed in the articles. It was evidenced a signaling for questions related to the reality of the students, which should be addressed in the teaching and learning processes. Field research was conducted in field schools that cater to settled students, should be addressed in the teaching and learning processes. The field research was carried out in field schools that serve students seated in a region, which presents the largest number of schools of agrarian reform settlements in the State of Santa Catarina. The analysis takes place from three analytical categories that emerge from the data seized, be they: construction of the school curriculum in the schools of the field; development of the school curriculum in the field of nature sciences; and epistemological obstacles and Nature Sciences in the field schools. In This research we can observe important aspects for the construction of an emancipator education with a view to transforming reality, but also factors that need to be altered when looking at reality. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215506 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0405-D.pdf | 959.6Kb |
View/ |