Title: | O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências |
Author: | Mohr, Matheus Fernando |
Abstract: |
O presente trabalho refere-se aos estudos investigativos de natureza teórica, com análise bibliográfica e documental, envolvendo possíveis articulações entre o Ensino de Ciências (da Natureza e Agrárias) e a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade, a partir de um conceito que propomos como estruturante denominado ?Falha Metabólica? (FM). Esse conceito foi originalmente desenvolvido por Karl Marx quando da análise sobre a privatização e a exploração da terra (um bem comum), cuja apropriação de seus nutrientes e dos organismos vegetais para fins de troca, produz, intensifica e acelera a inexorável irreversibilidade de reposição destes. Produz e intensifica de modo irreversível, portanto, tanto a FM quanto a possibilidade do alcance da sustentabilidade (ambiental). Para tanto, discorremos sobre a origem, composição, formação, manejo e uso dos solos como elementos fundamentais em busca de restabelecer maior unidade entre ser humano e natureza, além de auxiliar para uma melhor compreensão sobre as contradições advindas de uma produção agrícola dependente de insumos artificiais. Buscamos argumentar que a ciência agroecológica pode contribuir na compreensão (e minimização) do conjunto de efeitos deletérios que ocasionam a exacerbação da FM e as perturbações em torno da relação ser humano e natureza, principalmente quando as práticas e estudos agroecológicos estabelecem diálogos com postulados e conceitos fundamentais concernentes às ciências da natureza. Argumentamos favoravelmente que tal perspectiva pode, ainda, retroalimentar os processos formativos em agroecologia, a partir das mediações constituídas em torno de uma proposta interdisciplinar e da sustentabilidade. Por fim, procuramos sustentar que o conceito de FM mobiliza, realça, problematiza e articula um conjunto de temas e conceitos das áreas das Ciências da Natureza (CN) e agroecologia, que, auxiliados pelos ?Conceitos Unificadores?, tencionam por uma reestruturação do pensamento em torno da sustentabilidade comprometido com o ensino e a formação em agroecologia. Abstract: The present work refers to investigative studies of a theoretical nature, with bibliographical and documentary analysis, involving possible articulations between the Teaching of Sciences (of Nature (SN) and Agrarian) and the agroecological and sustainability perspective, from a concept proposed by us as structurally called ?Metabolic Failure? (MF). Karl Marx, originally developed this concept when analyzing the privatization and exploitation of land (a common good) whose appropriation of its nutrients and plant organisms for exchange purposes produces, intensifies and accelerates the inexorable irreversibility of replacement of these. It produces and intensifies irreversibly, therefore, both MF and the possibility of achieving sustainability (environmental). To this end, we discourse the origin, formation, composition, management and use of soils as fundamental elements in search of restoring greater unity between human beings and nature, besides helping to a better understanding of the contradictions arising from agricultural production dependent on artificial inputs. We seek to argue that agroecological science can contribute to the understanding (and minimization) of the set of deleterious effects that cause exacerbation of MF and the disturbances around the relationship between human beings and nature, especially when agroecological practices and studies establish dialogues with postulates and concepts concerning the sciences of nature. We argue favorably that this perspective can also feedback the formative processes in agroecology, based on the mediations built around an interdisciplinary proposal and sustainability. Finally, we seek to maintain that the concept of MF mobilizes, highlights, problematizes and articulates a set of themes and concepts of the areas of Sciences Nature (SN) and agroecology, which, aided by the ?Unifying Concepts?, aim at a restructuring of thinking about sustainability committed to education and training in agroecology. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215465 |
Date: | 2019 |
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PECT0416-T.pdf | 2.681Mb |
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