Title: | Educação farmacológica no ensino médio |
Author: | Kirchner, Jimena Pereira Rodrigues |
Abstract: |
O uso inadequado de medicamentos interfere na qualidade de vida do indivíduo. As interações medicamentosas, o não conhecimento da bula e as indicações não formais prejudicam a saúde como um todo. Além disso, o ensino de ciências e a alfabetização científica em si, ainda encontra dificuldades no ensino formal. Por estes motivos, a introdução destes temas no ensino básico, por meio de ferramentas educacionais práticas como jogos didáticos, dinâmicas e experimentos, deve proporcionar ao educando a compreensão do saber científico e a popularização do mesmo para orientá-los ao uso adequado dos medicamentos. Este trabalho teve como objetivo identificar as deficiências conceituais sobre o uso de medicamentos entre uma população de jovens do ensino médio e desenvolver ferramentas didáticas para suprir essas lacunas de informação de forma ativa. A metodologia utilizada foi realizar uma pesquisar junto aos estudantes do ensino médio de duas escolas estaduais, com questionário investigativo, os conhecimentos prévios a respeito dos fármacos. Foram avaliados 103 estudantes controle que responderam o questionário investigativo a respeito de seus conhecimentos prévios e elaboração de ferramentas didáticas; e 83 estudantes caso, que participaram da aplicação da atividade pedagógica e em seguida responderam o questionário avaliando o conhecimento adquirido pós-prática pedagógica aplicada. Os dados coletados evidenciaram que os estudantes controle e caso relacionam de maneira geral a utilização de medicamentos por motivo de dor e doença, devido aos conhecimentos prévios dos mesmos. Informações como posologia e interação medicamentosa com álcool foram evidenciadas como preservadas. A aplicação prática ou jogo didático auxiliou na utilização e conhecimento da bula. O presente trabalho demonstrou que durante a investigação houve uma aproximação na relação docente e discente beneficiando o processo de ensino e aprendizagem. Abstract: The inappropriate use of medications interferes with the individual's quality of life. Drug interactions, lack of knowledge of the package leaflet, and non-formal indications impair overall health. In addition, science education and scientific literacy itself still encounter difficulties in formal education. For these reasons, the introduction of these themes in basic education, through practical educational tools such as didactic games, dynamics and experiments, should provide the student with an understanding of scientific knowledge and its popularization to guide them to the proper use of medicines. This paper aimed to identify conceptual deficiencies in drug use among a high school youth population and to develop didactic tools to actively address these information gaps. The methodology used was to conduct a survey with high school students from two state schools, with an investigative questionnaire, previous knowledge about the drugs. We evaluated 103 control students who answered the investigative questionnaire about their previous knowledge and the elaboration of didactic tools; and 83 case students who participated in the application of the pedagogical activity and then answered the questionnaire assessing the knowledge acquired after the applied pedagogical practice. The data collected showed that the control and case students generally relate the use of medication due to pain and illness, due to their previous knowledge. Information such as dosage and drug interaction with alcohol were evidenced as preserved. The practical application or didactic game helped in the use and knowledge of the package leaflet. The present work demonstrated that during the investigation there was an approximation in the teacher and student relationship benefiting the teaching and learning process. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215445 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PROFBIO0014-D.pdf | 1.803Mb |
View/ |