Title: | Educação sexual como exercício de cidadania para o respeito à diversidade de gênero e sexualidade: sequência didática com enfoque em evolução |
Author: | Burger, Leandro Francisco |
Abstract: |
A Educação Sexual é tema de extrema relevância em todos os níveis de ensino, incluindo o ensino médio. Contudo, ainda é um grande desafio para quem desenvolve ou gostaria de desenvolver o tema na escola, sobretudo em decorrência do tabu construído em torno da sexualidade, em especial quando o assunto é gênero ou orientação sexual. Neste Trabalho de Conclusão de Mestrado ? TCM, vamos nos utilizar de conceitos e teorias de várias áreas do conhecimento, com enfoque na evolução biológica, cuja compreensão pode contribuir para o esfacelamento de preconceitos e a promoção/resgate da cidadania. Na revisão bibliográfica é proposto um diálogo sobre a educação sexual, o ensino de evolução biológica, a teoria queer, a interdisciplinaridade e a escuta sensível, e as metodologias de aprendizagem ativa. Os resultados foram a sequência didática, dividida em três unidades, e os textos-base, organizados em seis capítulos. A sequência didática parte da evolução do Homo sapiens, através da Teoria da Mente Seletiva; seguindo pela observação e discussão da diversidade biológica na natureza, até a Teoria da Seleção Social; oferece uma introdução a estudos sociais sobre a materialização e abjeção de corpos; e propõe um trabalho de divulgação científica sobre a nova ciência de sexo e gênero. A proposta que se apresenta é um modelo em construção, que deve ser lido e interpretado como uma tentativa de oferecer um discurso onde todas as pessoas se sintam representadas. O produto deste TCM pode contribuir para o desenvolvimento de capacidades indispensáveis ao convívio em sociedade, atuando na promoção da equidade de gênero e no respeito à diversidade de gênero e sexualidade. Abstract: Sexual Education is an extremely relevant subject in all education levels, including High School. However, it is still quite a challenge to those who develop or would like to develop the topic in schools, predominantly due to the taboo built around sexuality, especially when the discussion revolves around gender or sexual orientation. In this Master?s Completion Paper, concepts and theories of several areas of knowledge will be employed, emphasizing on biological evolution, whose comprehension could contribute to the tearing out of prejudices and to the promotion/rescue of citizenship. On the bibliographic review, a dialogue about sexual education, the teaching of biological evolution, the Queer Theory, Interdisciplinarity, Sensible Listening, and Active Learning Methodologies. The results came from the analysis of eight high school textbooks and were the development of a teaching sequence, divided in three units and accompanied by main texts, organized in six chapters. The teaching sequence stems from the evolution of Homo Sapiens, through the Theory of the Ornamental Mind; proceeding with the observation and discussion of biological diversity in nature, up to the Theory of Social Selection; it also offers an introduction to social studies on the materialization and abjection of bodies; and further proposes the scientific dissemination of the new science of sex and gender. The proposal put forward is a model under construction, which must be read and interpreted as an attempt to offer a discourse in which all persons feel represented. The content of this paper could play a role on the development of essential skills to social coexistence, acting on the promotion of gender equity and on the respect of gender and sexual diversity. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215377 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PROFBIO0020-D.pdf | 1.001Mb |
View/ |