O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil

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Title: O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
Author: Cardoso, Tamara Rossweiler Marques
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo analisar como a área de Ensino de Química vêm abordando as questões de gênero e diversidade. Para isso, buscou-se aportes teóricos nos Estudo de Gênero, constituindo-se um breve histórico e a discussão das categorias gênero, identidade de gênero, papeis de gênero e a orientação afetivo-sexual. Discute-se também algumas relações entre estas categorias e suas relações com a Escola. Pontuamos a Legislação vigente que dá suporte, ou invisiliza a discussão de Gênero na Educação e destacamos como a área de Pesquisa em Educação em Ciências vem abordando a temática a partir de trabalhos de revisão sobre o tema. A metodologia empregada foi do tipo Estado da Arte e corpus de análise foi construído a partir de teses e dissertações do banco de dados da CAPES, de periódicos Qualis A1 em Ensino ou Educação e Anais de Eventos nacionais de Ensino de Química. Foram analisados, ao final, 34 trabalhos. Como resultados, destacamos uma predominância de trabalhos que analisavam ou relatavam práticas de ensino ou extensão com foco em discussões de Gênero no Ensino de Química e de trabalhos que discutem a importância de mulheres cientistas no Ensino de Química, seja apresentando nomes importantes da História da Ciência, seja promovendo ações que visem inserir as mulheres na Ciência) Para além disso, foram verificados trabalhos que analisavam concepções de Ciência e suas relações com Gênero, entre professores e estudantes de Química; currículos de cursos de Química com relação à temática de Gênero; artefatos educativos, como páginas e vídeos da web; processos de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos e suas relações com o gênero; trabalhos de pesquisa que analisam a quantidade e motivações de mulheres e homens em diferentes cursos; as concepções de gênero de professores e, por fim, outros trabalhos de revisão sobre o tema. Conclui-se que há uma pluralidade de trabalhos que entrelaçam o Ensino de Química às questões de gênero e que as justificativas deles sempre perpassam o objetivo de dar visibilidade à participação de mulheres na Ciência, a promoção de práticas de ensino mais equitativas com relação ao gênero e outras diversidades presentes na Escola.Abstract: The present work aimed to analyze how the area of Chemistry Teaching has been addressing gender and diversity issues. For this, we sought theoretical contributions in the Gender Study, constituting a brief history and the discussion of the categories gender, gender identity, gender roles and affective-sexual orientation. It also discusses some relations between these categories and their relations with the School. We highlight the current Legislation that supports or obscures the discussion of Gender in Education and we highlight how the area of Research in Science Education has been approaching the theme from review work on the subject. The methodology used was of the State of Art type and analysis corpus was built from theses and dissertations of the CAPES database, Qualis A1 journals in Teaching or Education and Proceedings of national Chemistry Teaching Events. In the end, 34 papers were analyzed. As a result, we highlight a predominance of papers that analyzed or reported teaching or extension practices focusing on Gender discussions in Chemistry Teaching and papers that discuss the importance of female scientists in Chemistry Teaching, either by presenting important names in the History of Science. (promoting actions aimed at inserting women in science) In addition, there were studies that analyzed conceptions of science and its relations with gender, between teachers and students of chemistry; Chemistry course curricula in relation to Gender; educational artifacts, such as web pages and videos; chemical content teaching and learning processes and their relations with gender; research papers that analyze the number and motivations of women and men in different courses; the gender conceptions of teachers and, finally, other revision works on the subject. It is concluded that there is a plurality of works that intertwine the teaching of chemistry to gender issues and that their justifications always go beyond the objective of giving visibility to the participation of women in science, the promotion of more gender-equitable teaching practices. and other diversities present at the School.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214860
Date: 2019


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