Ensino por investigação com abordagem temática freireana: uma proposta de sequência de ensino em microbiologia

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Ensino por investigação com abordagem temática freireana: uma proposta de sequência de ensino em microbiologia

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Title: Ensino por investigação com abordagem temática freireana: uma proposta de sequência de ensino em microbiologia
Author: Fossa, Pâmela Caroline de Souza
Abstract: O ensino da Biologia tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de transformar atitudes e hábitos que propiciem aumento da qualidade de vida. Deve possibilitar ao educando a participação nos debates contemporâneos e orientar nas atuações, como nos cuidados com a alimentação, com o corpo e sua saúde. Para vencer esses desafios o ensino necessita estar focado na alfabetização científica, promovida principalmente por meio da abordagem investigativa. Este tem como ponto de partida os problemas reais e desafiadores. Cria condições para que os educandos expressem suas ideias, explicitem suas hipóteses, realizem testes e busquem novas informações refletindo acerca destas, desenvolvendo habilidades de comunicação científica. Tais ações levam o educando a reconhecer a ciência como uma construção/interpretação do mundo, não como um conjunto de respostas prontas obtidas de forma linear. O objetivo desta dissertação foi a elaboração de um instrumento didático para ensino de microbiologia de maneira contextualizada e significativa fazendo uso da situação do entorno da comunidade escolar. Os métodos tiveram delineamento qualitativo, sendo desenvolvidos em três etapas: levantamento das doenças mais prevalentes em sites oficiais; definição da teoria pedagógica; e elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativa dentro da temática Microbiologia com ênfase nas doenças infecciosas. A abordagem médica foi introdutória para a temática, mas não exclusiva, se trata de uma proposta interdisciplinar visando à formação integral dos educandos. As diferentes seções da sequência de ensino tiveram como base os momentos do ciclo investigativo: a) explicitação da situação problema, b) levantamento de hipóteses e conhecimentos prévios, c) planejamento da investigação, d) verificação das hipóteses, e) expressão e comunicação das hipóteses, f) sistematização pelo professor. O ensino por investigação visa promover maior compreensão da sociedade e gerar autonomia no estudante. Tornar o estudante um pensador ativo com capacidade argumentativa.Abstract: Biology teaching has been a challenge with regard to the possibility of transforming attitudes and habits that increase the quality of life. It should enable the learner to participate in contemporary debates and guide their actions such as caring for food, body and health. To overcome these challenges, teaching needs to be focused on scientific literacy, promoted mainly by inquiry approach. This has as its starting point in real and challenging problems. It creates conditions for the students to express their ideas, to explain their hypotheses, to carry out tests and look for new information reflecting critically about them and developing scientific communication skills. Such actions lead the learner to recognize science as a construction and mode of interpretation of the world, not as an immutable set of ready-made answers. The goal of this work was the elaboration of a didactic tool for microbiology teaching in a contextualized and meaningful way, making use of the surrounding the school community situations. The methods had a qualitative delineation, being developed in three stages: survey of the most prevalent diseases in official sites; definition of the pedagogical theory elaboration of an Inquiry-based Sequence Teaching within the thematic of Microbiology with emphasis on infectious diseases. The medical approach was introductory to the theme, but not exclusive, it is an interdisciplinary proposal aimed at the integral formation of students. The different sections of the teaching sequence were based on the moments of the investigative cycle: a) clarification of the problem situation, b) survey of hypotheses and previous knowledge, c) planning of the investigation, d) verification of hypotheses, e) expression and communication of hypotheses, f) systematization by the teacher. The teaching by research aims to promote greater understanding of society and to generate autonomy in the student. Make the student an active thinker with argumentative ability.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214766
Date: 2019


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