Ensino médio integrado na berlinda: adolescência e o direito à indefinição profissional

DSpace Repository

A- A A+

Ensino médio integrado na berlinda: adolescência e o direito à indefinição profissional

Show full item record

Title: Ensino médio integrado na berlinda: adolescência e o direito à indefinição profissional
Author: Lenzi, Letícia
Abstract: Esta pesquisa apresenta uma análise crítica dos fundamentos semânticos, políticos e ideológicos do projeto profissionalizante do ensino médio, denominado ?Ensino Médio Integrado? (EMI). Este estudo responde à necessidade de se discutir a introdução do princípio da profissionalização no espaço da cultura geral do ensino médio, o que caracteriza o sistema multiforme desta etapa da educação básica no país. A crítica se concentrou em três pilares teóricos do EMI, a saber, a consideração do trabalho como princípio educativo, a bandeira da educação politécnica, e o ideário da Escola Unitária desenvolvida por Antonio Gramsci. A partir disso, argumenta-se que o EMI, embora seja uma política educacional de viés progressista, coaduna-se às demandas de manutenção e expansão do modo de produção capitalista, cuja estrutura reforça e naturaliza seus valores num movimento de acomodação e apassivamento político dos adolescentes da classe trabalhadora. No segundo capítulo, sem aderir ao axioma da ?necessária profissionalização precoce? da juventude pobre brasileira, priorizou-se o entendimento da adolescência enquanto estágio de desenvolvimento humano. Utilizando as contribuições da psicologia histórico-cultural, assume-se que a adolescência é um momento chave para a formação de interesses, da personalidade e para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Esta compreensão conduziu à defesa do direito de todos os adolescentes a vivenciar um período escolar de indefinição profissional, tese que faz parte de um movimento, ainda restrito, de resistência à ampliação do ensino básico profissionalizante centrado no trabalho produtivo, em prol do aperfeiçoamento do Ensino Médio Regular, de cultura geral, humanista, moderno e de elevada qualidade para todos. Ademais, a extrema precocidade com que os adolescentes são levados a optar por um curso vocacional, ainda no ensino básico, orientou uma pesquisa empírica realizada com os alunos do EMI do Instituto Federal Catarinense ? Campus Camboriú, onde foram investigadas as necessidades, desejos e aspirações desses jovens em relação à formação técnica ofertada. O resultado da pesquisa in loco, associado às considerações precedentes, reforçou a exigência de se desnaturalizar a vinculação direta do ensino médio com o ensino profissionalizante para os jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Desta forma, no terceiro e último capítulo, a partir das contribuições político- pedagógicas de Antonio Gramsci, foi proposto um projeto de antítese radical para o ensino médio nacional, que faça frente aos projetos neoliberais e reformistas que, de diferentes formas, encontram brechas para profissionalizar o ensino médio, rebaixando a qualidade do ensino de cultura geral sob a prerrogativa de assistir os mais pobres. Em direção oposta, sustentou-se a qualificação do Ensino Médio Regular, de cultura geral e ampla visão, que possa garantir a todos os adolescentes brasileiros a assimilação do patrimônio cultural da humanidade em sua forma mais rica e mais elevada, bem como a possibilidade de levá-los a uma compreensão objetiva, crítica e sofisticada do mundo natural e social. Defende-se que, para aprimorar o ensino médio, nestes termos, é indispensável um recuo progressivo de módulos de ensino médio técnico profissionalizante, contrariamente ao que acontece hoje no Brasil.<br>Abstract : This research presents a critical analysis of the semantic, political and ideological foundations of the vocational policy of secondary education, called \"Ensino Médio Integrado\" (EMI). This study responds to the need to discuss the introduction of the professionalization principle in the space of general culture of secondary education, which characterizes the various types of schools of secondary education in the country. Criticism has focused on three theoretical pillars of the EMI, namely: the consideration of Labor as an educational principle, the banner of Polytechnic education, and the ideology of the Unitarian School developed by Antonio Gramsci. From this, it is argued that the EMI, although it is an educational policy of progressive bias, is in line with the demands of maintenance and expansion of the capitalist mode of production, whose structure reinforces and naturalizes its values in a movement of accommodation and political passivity of working class adolescents. In the second chapter, without adhering to the axiom of \"necessary early professionalization\" of the poor Brazilian youth, the understanding of adolescence as a stage of human development was prioritized. Using the contributions of historical- cultural psychology, it is assumed that adolescence is a key moment for the formation of interests, personality and for the intellectual development of individuals. This understanding led to the defense of the right of all adolescents to experience a school period of professional indefiniteness, a thesis that is part of a still restricted movement of resistance to the expansion of vocational education programs centered on productive work, for the improvement of Regular High School of general culture of high quality for all. In addition, the extreme precocity with which the adolescents are led to opt for a vocational course, still in elementary education, guided an empirical research carried out with the students of the Catarinense Federal Institute - Campus Camboriú, where we investigate the needs, desires and aspirations of these young students in relation to the technical training offered. The results of the empirical research, associated to the foregoing considerations, reinforced the need to denature the direct linkage of secondary education with vocational education modules for young people under conditions of socioeconomic vulnerability. In this way, in the third and final chapter, from the political- pedagogical contributions of Antonio Gramsci, a project of radical antithesis for the national secondary education was proposed that faces the neoliberal and reformist projects, which in different ways, find gaps to professionalize the secondary education, lowering the quality of general education under the prerogative of assisting the poorest. In the opposite direction, it was sustained the qualification of Regular High School, of general culture and broad vision, that can guarantee to all Brazilian adolescents the assimilation of the cultural patrimony of humanity in its richest and highest form, as well as the possibility of lead them to an objective, critical and sophisticated understanding of the natural and social world. It is argued that, in order to improve secondary education in these terms, a progressive reduction of vocational modules of secondary education is indispensable, contrary to what happens in Brazil today.
Description: Tese (doutrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214337
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PECT0410-T.pdf 2.066Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar