Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos

Show full item record

Title: Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
Author: Pazinato, Viviane Lopes
Abstract: Esta pesquisa visa identificar contribuições acerca das melhorias na prática e formação docente, provenientes da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) dos participantes da Grande Florianópolis, em especial do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Santa Catarina. A referida formação foi oferecida durante os anos de 2014 e 2015 a todos os professores das redes estaduais do Brasil, com o intuito de melhorar a educação básica do país. Para esta pesquisa, optou-se por analisar sete artigos que compõem o Caderno Regional da Grande Florianópolis, produzidos ao final da formação, contendo os trabalhos dos docentes da região, assim como quatro artigos que compõem o Caderno do Instituto Estadual de Educação, que contempla os trabalhos finais dos professores do IEE. Os critérios de seleção destes trabalhos são mencionados em cada capítulo de análise, porém faz-se saber que eles perpassam o ensino de ciências da natureza. Também foram entrevistados três professores (dois lecionam a disciplina de física e um a de biologia), que participaram do curso no polo do Instituto Estadual de Educação, e três participantes do Pacto ? denominados nesta pesquisa como ?gestores? ? que são participantes diversos que não os professores em formação. Os estudos foram realizados com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Ao final, considerou-se que diversas foram as contribuições do PNEM para a formação dos professores, apesar de algumas delas não terem sido concretizadas na ação docente devido à carência de recursos das escolas e à desvalorização do magistério. Dentre as contribuições, destacam-se o fomento às discussões, reflexões e debates acerca da prática docente, o que estimulou o planejamento de ações pedagógicas contextualizadas visando atender o perfil do jovem atual.Abstract : This research aimed to identify contributions in teacher practice and training from the continuing education program National Pact for Strengthening Secondary Education (PNEM) on the view of the participants of Florianópolis, Santa Catarina. This program was offered during the years 2014 and 2015 to all the teachers of public high school in Brazil. Its intention was to improve the basic education of the country. For this research, we opted to analyze seven articles that compose the Regional Book of Florianópolis, produced at the end of the training with teachers papers, as well as four articles that compose the Notebook of the State Institute of Education, which includes the final papers of IEE teachers. The selection criteria of these papers are mentioned in each chapter of this work. Three science teachers, who participated in the course at the State Institute of Education, and three other participants, named in this research \"managers\", were interviewed. The studies were carried out based on the Discursive Textual Analysis (ATD) of Moraes (2003). At the end, it was considered that, despite the lack of resources of the schools and the devaluation of the teaching profession, there were several contributions of the PNEM to the teachers? professional skills, although some of them were not materialized in the teaching action. The contributions were discussions, reflections and debates about teaching practice, which stimulated the planning of contextualized pedagogical actions, aiming to meet the profile of the current youth.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211643
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PECT0400-D.pdf 2.231Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar