Desenvolvimento e análise de uma sequência didática para o ensino de ecologia com abordagem de sala de aula invertida

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Desenvolvimento e análise de uma sequência didática para o ensino de ecologia com abordagem de sala de aula invertida

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Title: Desenvolvimento e análise de uma sequência didática para o ensino de ecologia com abordagem de sala de aula invertida
Author: Olczyk, Luana
Abstract: A aprendizagem pode ocorrer em qualquer ambiente, mas é a escola que se constitui um contexto privilegiado para que ocorra o desenvolvimento da formação científica e cidadã de nossos estudantes. Para isso, a escola, precisa estar atenta às mudanças sociais e de seus estudantes, sempre em busca de abordagens metodológicas que desenvolvam as capacidades do ser humano intervir na sociedade. Entendemos, assim como diversos estudos recentes que as metodologias ativas podem possibilitar aos estudantes a apropriação, interação e reconstrução do conhecimento historicamente produzido. Este trabalho tem como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre o conteúdo de ecologia com enfoque em aprendizagem significativa e elaborada a partir da abordagem de sala de aula invertida para incentivar a autonomia e o protagonismo dos estudantes aprimorando o processo de aprendizagem. Este trabalho foi realizado com base na metodologia de pesquisa baseada em design (PBD) e se desenvolveu em uma escola no município de Guaramirim/SC. A avaliação da sequência didática foi feita pela análise temática das respostas de entrevista aos estudantes. A sequência didática possibilitou ressignificar o conteúdo Bioma Mata Atlântica, promovendo uma relação com contexto mais próximo do real, tornando o conteúdo mais significativo e o uso da abordagem de sala de aula invertida explorou momentos pedagógicos que propiciaram um estímulo para o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes. Algumas sugestões de redesenho da sequência didática são apontadas para posterior aperfeiçoamento da intervenção e aproveitamento por outros professores. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de financiamento 001.Abstract: The learning process can occur at any environment, but the school constitutes in a gifted context for the scientific and citizenship development of our students. For this, the school must be aware of cultural and social changes, always looking for methodological approaches that develop human's hability to intervene in society. We understand, as well as many recent studies, that active methodologies allow students to appropriate, interact and rebuild the historically built knowledge. The goal of this work is to develop, apply and evaluate a teaching sequence about ecology with a focus on meaningful learning and formulated based on flipped classroom approach, to encourage students autonomy and protagonism enhancing the learning process. This project was carried based on design based research (DBR) methodology and was developed at a school in the city of Guaramirim/SC. The teaching sequence evaluation was made by thematic analysis from the students interview answers. The teaching sequence allowed a re-signification about Atlantic Forest Biome, promoting a relation with a context closer to real, making the content more meaningful. The flipped classroom approach explored pedagogical moments that promote motivation and stimulate student's autonomy and protagonism. Some teaching learning redesign suggestions are made for later improvement for other teachers intervention and use. This study was supported by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211521
Date: 2019


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