Title: | Note taking, highlighting, rereading: comparing the effectiveness of study strategies on comprehension, retention, and learning from EFL texts |
Author: | Amaral, Juliana do |
Abstract: |
Estratégias de estudo são as ações pautadas em objetivos que os leitoresempregam na tarefa de aprender a partir da leitura de um texto (Ferstl &Kintsch, 1999). Elas são processos de alto nível cognitivo, relacionadosao monitoramento da compreensão (Gagné, Yekovich &Yekovich,1993). Não obstante, estudar um texto é um processo ativoque requer o uso de estratégias de estudo para organizar a informaçãonova na memória de uma maneira que facilite acesso posterior (Just&Carpenter, 1987). Este estudo objetivou verificar a eficiência dasestratégias de estudo tomar notas, realçar texto e reler na compreensão,retenção e aprendizado a partir da leitura de textos em inglês. Outroobjetivo foi investigar se e com que freqüência os participantesutilizavam estratégias de estudo ao ler materiais acadêmicos em inglês.Dezenove alunos de inglês intermediário participaram desta pesquisa.Eles estudaram três textos expositivos em inglês, cada um com o apoiode uma estratégia diferente, e fizeram um exame de compreensão queconsistiu em escrever tudo o que se lembravam do texto lido (freerecall)e julgar sentenças verdadeiro/falso. Os exames de retençãoocorreram uma semana depois e abrangeram escrever o que selembravam de cada um dos textos e responder uma tarefa de escritacrítica para verificar o aprendizado. Além disso, foi aplicado umlevantamento de estratégias de leitura (Mokhtari & Sheorey, 2002) paratraçar o comportamento estratégico dos alunos. Previamente à coleta dedados, os participantes participaram de oficinas de estratégias. Osresultados dos immediate recalls apontaram para a releitura comoeficiente em nível de compreensão. Nos exames de retenção, boaperformance nos delayed recalls esteve associada a realçar o texto,seguida de tomar notas. Logo, os efeitos da releitura não persistiram nosexames de retenção, mostrando que esta estratégia é pouco eficientepara aprendizado. Os resultados da Tarefa de escrita crítica indicaramuma possível relação entremarcar o texto e aprendizagem.Menções àsideias lidas nos textos não foram numerosas,mostrando a complexidadede se usar o que foi aprendido em contextos novos. O levantamento deestratégias de leitura e os questionários demonstraram que osparticipantes se perceberam como leitores estratégicos ao estudarmateriais em Inglês. Abstract: Study strategies are the goal-driven actions that readers employ in the task of learning from text (Ferstl & Kintsch, 1999). Like any reading strategy, they are high-level cognitive processes related to comprehension monitoring (Gagné, Yekovich & Yekovich,1993). Nonetheless, studying a text isan active processthat calls for the use of study strategies in order to organize new information in memory in a manner that facilitates later access (Just & Carpenter, 1987). Having in mind the importance of strategic reading in learning situations, especially in the case of EFL reading, this study aimed at checking the effectiveness of the study strategies rereading, highlighting, and note taking, on comprehension, retention, and learning from EFL texts. Another goal was to investigate whether and how often participants used study strategies when reading academic material in English. Nineteen intermediate EFL students participated in this study. They studied three expository texts in English, eachwith the support of a different strategy. After reading, participants answered a comprehension test consisting of an immediate recall and a set of true or false statements. Retention tests took place a week after reading and comprised one delayed recall of each of the three texts and a Critical writing task, aimed at investigating learning. Additionally, a Survey of Reading Strategies (Mokhtari & Sheorey, 2002) was applied to trace participants? strategic behavior. Prior to data collection, participants received instruction on study strategies. Results of immediate recalls pointed to rereading as an effective strategy to comprehension. In the retention test, good performance in the delayed recalls was associated to the highlighting and note taking conditions. Thus, the effects of rereading did not endure delayed tests, showing that this strategy is not effective in learning circumstances. Results from the Critical Writing Task indicate a possible link between highlighting and learning. Mentions to ideas from the texts were not numerous, indicating the complexity of using what was learned from text in novel contexts. The Survey of reading strategies and retrospective questionnaires demonstrated that participants perceived themselves as highly strategic readers when studying materials in English. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211518 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPGI0147-D.pdf | 3.672Mb |
View/ |