Ensinando genética na escola usando os grupos sanguíneos como ferramenta na construção do conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

Ensinando genética na escola usando os grupos sanguíneos como ferramenta na construção do conhecimento

Show full item record

Title: Ensinando genética na escola usando os grupos sanguíneos como ferramenta na construção do conhecimento
Author: Carneiro, Vitor Hugo
Abstract: É discutido que a utilização de ferramentas didáticas lúdicas, mais relacionadas à realidade do estudante e que façam do educando protagonista do processo de aprendizado é importante para a melhor compreensão e apreensão dos conteúdos. A partir de observações durante a docência foi percebido a dificuldade no entendimento de conceitos relacionados à genética por parte dos estudantes. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo proporcionar aos estudantes do terceiro ano da Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, localizada na Avenida Aniceto Zacchi, 298- Ponte Imaruim- Palhoça, SC, uma metodologia diferenciada para o ensino de genética, que promove a discussão do conteúdo utilizando como modelo didático os grupos sanguíneos ABO e Rh, seus genes e alelos, bem como as implicações envolvidas nas transfusões sanguíneas. Com o intuito de permitir que o estudante fosse protagonista do seu aprendizado se buscou uma prática pedagógica diferenciada para o ensino deste conteúdo, onde foi proposta a construção conjunta educador / educandos de um jogo de cartas para compreensão do conceito de hereditariedade, baseado nos sistemas sanguíneos. Os estudantes partiram de uma pesquisa e levantamento de informações e figuras, na internet e no livro didático, e as dúvidas foram discutidas com o Professor / mediador. Em seguida em pequenos grupos construíram cinco baralhos de cartas e regras que tiveram como objetivo relacionar conceitos que promovessem respostas às questões sobre os grupos sanguíneos. Posteriormente o jogo foi aplicado juntos aos estudantes que o construíram e um questionário de avaliação da atividade foi respondido. As respostas evidenciaram a importância do uso de novas estratégias, como essa, que permitem uma abordagem diferenciada do conteúdo, além de promover maior interação entre os estudantes, e destes com o professor. O jogo foi ainda aplicado com cinco professores de Biologia que avaliaram a construção e elaboração do jogo. Também ficou evidente que a utilização de estratégias lúdicas podem melhorar significativamente o aprendizado. Por fim podemos concluir que a produção de jogos, não só a aplicação, em sala de aula, com objetivo de aprendizagem tem bons resultados, pois foi observado maior interação entre estudantes, o que contribui para a sociabilização, além de contribuir para uma maior compreensão e aproximação dos estudantes com o ensino da genética.Abstract: It has been argued that the use of playful teaching tools, more related to the student's reality making them protagonists of the learning process, is important for a better understanding and apprehension of the contents. From observations during teaching it was verified the difficulty of students in understanding concepts related to genetics. Thus, the present work aims to provide students of the third year from Sister Maria Teresa Elementary School, located at Avenida Aniceto Zacchi, 298 - Ponte Imaruim-Palhoça, SC, a differentiated methodology for teaching genetics, which promotes the discussion of the content, using the ABO and Rh blood groups as a didactic model, their genes and alleles, as well as the implications involved in blood transfusions. In order to allow the student to be a protagonist of learning, a differentiated pedagogical practice was elaborated to teaching such content, where it was proposed a joint construction among educator / learners of a card game to understand the concept of heredity, based on blood systems. The students started from a research and survey of information and pictures using the internet and textbook, and the doubts were discussed with teacher/ mediator. Then, in small groups, the students built five decks of cards and rules that aimed to relate concepts and promote answers to questions about blood groups. The game was applied to the students who built it, and an activity evaluation questionnaire was answered later. The answers highlighted the importance of using new strategies, such as this one, which allow a differentiated approach to the content, as well as promoting higher interaction among students, and them with the teacher. The game was also applied to five biology teachers who evaluated the construction and elaboration of the game. With this group, it was also evident that the use of playful strategies may significantly improve learning. Finally we can conclude that the production of games in the classroom, and not only the application, with learning objective has good results, because it was observed higher interaction among students, which contributes to the socialization, besides contribute to a better understanding and approach of students with the teaching of genetics.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211469
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PROFBIO0015-D.pdf 1.004Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar