Práticas Matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolares
Show full item record
Title:
|
Práticas Matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolares |
Author:
|
Silva, Francine Fragoso de Miranda
|
Abstract:
|
O presente trabalho está inserido nos estudos do GECEM (Grupo de Estudos Contemporâneos
e Educação Matemática), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem por objetivo
analisar as práticas matemáticas escolares emergentes nas escolas teuto-brasileiras do
Município de Antônio Carlos (SC). Trata-se de uma pesquisa documental aliada à uma pesquisa
bibliográfica e entrevista. O corpus analítico serão os cadernos escolares do Sr. José Junkes,
um cidadão antoniocarlense que os preservou e os disponibilizou para consulta à comunidade,
bem como documentos escolares e legislações da época. Os estudos têm por base,
principalmente, as teorizações de Michel Foucault. Os resultados da pesquisa mostram que as
práticas matemáticas desenvolvidas nessas escolas obedeciam aos programas oficiais
catarinenses da época, bem como aos preceitos do movimento da nacionalização do ensino,
imposto por Getúlio Vargas. Além disso, também mostram que os colonos aprendiam a
executar tarefas de seu cotidiano. Como pesquisas futuras, indica-se o estudo de outras escolas
isoladas, paroquiais e grupos escolares da região na tentativa de identificar outras práticas
emergentes no contexto da época. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208664
|
Date:
|
2020 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar