Title: | Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english |
Author: | Sousa Filho, Raimundo Nonato de |
Abstract: |
Estudos recentes em Aquisição de Segunda Língua demonstram que a integração de novas tecnologias e a abordagem baseada em tarefas para o ensino de línguas (TBLT) pode produzir um ambiente de aprendizagem mais conectado às realidades dos estudantes (González Lloret & Ortega, 2014). Levando isso em consideração, o principal objetivo deste estudo foi examinar se o jogo de cartas Magic: the Gathering (MTG) impactaria significativamente na aprendizagem de inglês dos jogadores. Para tanto, o jogo foi sistematizado como uma tarefa de acordo com as características apresentadas por Ellis (2003) e denominado jogo-tarefa (task-game) pelo pesquisador. Dentro desta ideia, observou-se os tipos de processos envolvidos ao jogar o task-game, a percepção dos participantes sobre o impacto do jogo em seu próprio desenvolvimento no idioma inglês e se jogar MTG produz ou não aprendizado implícito. Para isso, foram coletados dados de quatro jogadores de MTG que participaram deste estudo. Os dados quantitativos foram obtidos através de dois tipos diferentes de testes, um teste de julgamento de gramaticalidade e um teste de completar lacunas, implementados em momentos de pré e pós-teste. Entre os pré e pós-testes, os jogadores participaram de três sessões do jogo-tarefa que duraram quatro horas cada. Os dados qualitativos foram coletados por meio de questionários de auto avaliação, gravações em vídeo e entrevistas. Os dados foram registrados e analisados quantitativa e qualitativamente. No entanto, não foram realizados testes estatísticos, pois não havia uma quantidade suficiente de participantes. Os resultados gerais não mostraram melhorias notáveis nos pós-testes, uma vez que os escores foram heterogêneos. No entanto, ao analisar os resultados individuais, é possível detectar melhorias por parte de alguns participantes. Embora parte dessas melhorias possa ser atribuída ao efeito do teste, parece haver evidências qualitativas que sugerem que o jogo-tarefa pode ter desempenhado um papel significativo nesse quadro. Além disso, diferenças individuais, como capacidade de processamento e experiência no jogo, podem ter contribuído para a melhoria ou o declínio na pontuação dos participantes nos pós-testes. Abstract : Recent studies in SLA demonstrate that integrating technologies such as games with the task-based approach to language teaching (TBLT) may produce a learning environment which is more connected to students realities (González Llorét & Ortega, 2014). Taking that into consideration, the main goal of this study was to examine if the Trading Card Game (TCG) Magic: the Gathering (MTG) would impact the learning of English of players significantly. For that purpose, the game was systematized as a task according to the criterial features presented by Ellis (2003) and named task-game. Within this idea, one would like to observe whether playing MTG yields implicit language learning or not, the kinds of processes involved in playing the task-game, and to understand how player participants perceive the impact of the game in their own development in the English language. In order to do so, data were gathered from four MTG players who participated of this study. Quantitative data were yielded through two different types of tests, a grammaticality judgement test and a fill in the blanks test, implemented both in pre and post-test moments. In between pre and post-tests, participants engaged in three sessions of the task-game which lasted four hours each. Qualitative data were gathered via self-report questionnaires, video recordings and interviews. The data were recorded and analyzed both quantitatively and qualitatively. However, no statistical tests were run since there were not enough participants. The general results did not show any noticeable improvements, since the scores were heterogeneous. However, when looking at the individual results, there were some improvements by some participants. Although part of these improvements could be attributed to test-effect, there seems to be qualitative evidence to suggest that the task-game might have influenced the participants performances. In addition, individual differences such as processing capacity and experience in the game may have contributed to participants improvement or decline in the post-tests. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205720 |
Date: | 2018 |
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PPGI0142-D.pdf | 2.146Mb |
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