O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas

DSpace Repository

A- A A+

O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas

Show full item record

Title: O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas
Author: Araujo, Elizangela Gonçalves de
Abstract: A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores pedagogos acerca da problemática do ensino e aprendizagem de gráficos e tabelas nas séries iniciais do ensino fundamental. Considera-se a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a Proposta Curricular de Santa Catarina, situando o aporte teórico na noção de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval para a aprendizagem em Matemática. A habilidade de leitura, interpretação, análise e organização de dados é considerada essencial tanto para a formação dos professores quanto dos educandos. Desse modo, desenvolveu-se uma experiência didática, estruturada por oficina e dirigida a professores pedagogos atuantes na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, mais precisamente na Grande Florianópolis, no período de 02 de maio a 19 de setembro de 2007. A oficina foi elaborada considerando-se as representações gráficas e textuais no âmbito da diversidade das representações semióticas, com especificidades cognitivas e representacionais. Os resultados apontaram para a desenvoltura dos professores frente à leitura, construção e interpretação de gráficos e tabelas, implicando na sugestão de tema para a contínua formação dos professores pedagogos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203132
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
ELIZANGELA GONÇALVES DE ARAUJO.pdf 14.82Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar