O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas
Show full item record
Title:
|
O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas |
Author:
|
Araujo, Elizangela Gonçalves de
|
Abstract:
|
A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores pedagogos acerca da
problemática do ensino e aprendizagem de gráficos e tabelas nas séries iniciais do ensino
fundamental. Considera-se a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a
respeito do Tratamento da Informação, bem como a Proposta Curricular de Santa Catarina,
situando o aporte teórico na noção de Registro de Representação Semiótica de Raymond
Duval para a aprendizagem em Matemática. A habilidade de leitura, interpretação, análise e
organização de dados é considerada essencial tanto para a formação dos professores quanto
dos educandos. Desse modo, desenvolveu-se uma experiência didática, estruturada por oficina
e dirigida a professores pedagogos atuantes na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina,
mais precisamente na Grande Florianópolis, no período de 02 de maio a 19 de setembro de
2007. A oficina foi elaborada considerando-se as representações gráficas e textuais no âmbito
da diversidade das representações semióticas, com especificidades cognitivas e
representacionais. Os resultados apontaram para a desenvoltura dos professores frente à
leitura, construção e interpretação de gráficos e tabelas, implicando na sugestão de tema para
a contínua formação dos professores pedagogos. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203132
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar