Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
Show full item record
Title:
|
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
Author:
|
Meneguzzi, Thatieli
|
Abstract:
|
No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de
Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para
desenhar em perspectiva.
Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de
Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com
possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz
importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva
associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as
possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na
visualização matemática.
Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de
Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se
trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os
conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho.
Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria,
construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a
partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos
questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as
mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da
geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a
visualização matemática. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130
|
Date:
|
2009 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar