Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização

DSpace Repository

A- A A+

Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização

Show full item record

Title: Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
Author: Meneguzzi, Thatieli
Abstract: No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
THATIELI MENEGUZZI.pdf 5.364Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar