Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
Show full item record
| Title: | Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem | 
| Author: | Correa, Nazareno | 
| Abstract: | A presente pesquisa investigou de que maneira um Objeto de
Aprendizagem (qualquer recurso digital formado a partir de
componentes instrucionais com características de reutilização), inserido
numa sequência de atividades, favorece o estudo das pavimentações do
plano formadas por polígonos regulares. A concepção e realização das
atividades contemplaram elementos da metodologia de resolução de
problemas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se desenvolveu
a partir de um experimento de ensino. Ela foi aplicada com alunos do 2º
ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal
de Santa Catarina. A análise dos registros dos alunos se apoiou no
quadro teórico de Bernard Parzysz, que trata sobre o raciocínio
geométrico nas resoluções das atividades feitas pelos alunos. As análises
feitas a partir dos registros dos alunos (roteiros de atividades, registros
de áudio, registros das telas do computador, roteiros dos observadores)
inferem que, apesar de algumas limitações apresentadas pelo Objeto de
Aprendizagem, o modo como ele foi trabalhado juntamente com as
atividades favoreceu no estudo e nas discussões referentes às
possibilidades e tipos de configurações das pavimentações regulares e
semirregulares. | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203123 | 
| Date: | 2013 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
- 
This Collection
 
My Account
Statistics
Compartilhar