A formação acadêmico-profissional de professores no curso de ciências biológicas da UFSC: uma reflexão sobre outros espaços pedagógicos

DSpace Repository

A- A A+

A formação acadêmico-profissional de professores no curso de ciências biológicas da UFSC: uma reflexão sobre outros espaços pedagógicos

Show full item record

Title: A formação acadêmico-profissional de professores no curso de ciências biológicas da UFSC: uma reflexão sobre outros espaços pedagógicos
Author: Pires, Carlos Danilo de Oliveira
Abstract: Este trabalho teve como finalidade compreender como as vivências realizadas em outros espaços pedagógicos, ao longo do processo formativo, podem significar a prática de licenciandos durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso foram acompanhados os semestres de 2015-2 e 2016-1 da disciplina de estágio supervisionado. Na questão metodológica nos pautamos nos documentos nacionais e institucionais, no questionário e na entrevista semiestruturada com licenciandos dessa disciplina, para um maior aprofundamento na compreensão do estágio supervisionado e das relações das práticas com as experiências desses estudantes realizamos a observação participante. Os resultados apontam para uma reflexão acerca do funcionamento do curso em questão, bem como aprofunda questões sobre o ECS, no que tange ao seu funcionamento e organização. Foi possível realizar uma compilação das experiências pedagógicas vivenciadas pelos licenciandos, antes do ingresso na licenciatura e durante a formação dos licenciandos, podendo observar que são muitos e diversos os espaços vivenciados por eles durante a formação, tanto fora quanto dentro da universidade. Através das entrevistas conseguimos perceber que estes licenciandos veem relações entre estes outros espaços pedagógicos e as atividades realizadas durante o estágio supervisionado, principalmente no período de regência. Além disso, observamos falas que associam as atividades do estágio com experiências de vivencias anteriores ao curso, sejam pessoais ou da época escolar. Em outras falas há menção a importância das práticas como componente curricular e das disciplinas da licenciatura durante o estágio. Por fim, percebemos que estes outros espaços são importantes na formação, sendo verdadeiros hotspots dentro do curso, nos quais o estudante vai repensar conceitos pessoais pré- estabelecidos e se confrontar com a realidade da profissão, possibilitando a partir daí ressignificar os saberes docentes.Abstract : This work aimed to understand the participation of students in other pedagogical spaces, along the training process, during the internship of the degree course Biological Sciences of the Federal University of Santa Catarina. So we followed the supervised internship during the semesters of 2015-2 and 2016-1 of. For the methodogical part, we analyzed the national documents and we also used the instruments of questionnaire with participants students of the supervised internship. The indicators point that we need to analyze the operational of the course in question, as well as on the pedagogical internship, with respect to its operation and organization. The training of the pedagogical experiences of graduates before entering the degree and during the training of the graduates are useful during the teacher training periods. For example, that could be observed during the students interview where the students can realize the relationship between those experiences and others activities carried out during the supervised stage, especially in the period of regency. In addition, we observe that students associate the activities of the internship with previous experiences from outside the course, whether personal or from the school period. They also mention of the practices as a curricular part and the subjects of the degree during the internship. Finally, we realize that these other spaces are important in the teacher training, so we consider those spaces as of hotspots within the course, in which the students will re- think their personal conflicts and confront with the reality of the profession, making possible to re-signify the teacher knowledge.
Description: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195851
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PECT0371-D.pdf 713.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar