A surdez no ambiente escolar: um estudo das representações sociais de professores de matemática, intérpretes e alunos

DSpace Repository

A- A A+

A surdez no ambiente escolar: um estudo das representações sociais de professores de matemática, intérpretes e alunos

Show full item record

Title: A surdez no ambiente escolar: um estudo das representações sociais de professores de matemática, intérpretes e alunos
Author: PEREIRA, Paulo Vítor
Abstract: A inclusão do aluno surdo em salas de aula do ensino regular vem levantando questionamentos nas mais diversas áreas da educação: no campo metodológico, no social e no que tange ao sistema de avaliação. Neste trabalho procuramos analisar como se dá a inclusão do surdo na escola regular, e principalmente como é o ensino de matemática para este público. Para responder aos nossos questionamentos, lançamos mão de ferramentas da pesquisa em educação, de natureza quantitativa e qualitativa, como questionários em escala LIKERT, entrevista com grupo focal e análise do discurso em aulas práticas. A partir da análise dos dados da pesquisa, podemos notar que há muitos pontos de convergência, e que o ensino ainda não se adaptou aos surdos, tanto no campo metodológico, na falta de um material didático adaptado, quanto no sistema que avaliação da aprendizagem. Muitos passos ainda terão de ser dados para que o surdo tenha condições de aprender matemática e as outras disciplinas como um aluno ouvinte. O maior desafio não é apenas colocá-lo em uma escola regular, mas dar condições para que haja uma inclusão efetiva, pois mesmo não sendo iguais devemos dar condições para que eles desenvolvam suas potencialidades.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191534
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
PEREIRA Paulo Vítor 2014 (dissertação) UFMS.pdf 739.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar