Title: | O ensino de ciências da natureza para estudantes cegos e baixa visão no desenvolvimento profissional de docentes da educação especial: por que não? |
Author: | Voos, Ivani Cristina |
Abstract: |
Este trabalho objetivou analisar como podem se caracterizar potencialidades e limites de um processo de formação para docentes da Educação Especial que tem como pressuposto a importância da apropriação por parte destes profissionais de conhecimentos relativos ao ensino de Ciências da Natureza para estudantes cegos e baixa visão. Foi desenvolvido um processo formativo junto a educadores especiais sobre a temática, o qual envolveu dezessete participantes, entre eles dois cegos. Foram oito encontros presenciais e atividades na modalidade a distância que envolveram a escrita em um Diário Virtual Coletivo que ocorreu por meio da plataforma Moodle. Nesse processo formativo os sujeitos foram convidados a participar de diferentes atividades que versaram sobre a atuação de docentes da Educação Especial em processos educativos de Ciências da Natureza para estudantes cegos e baixa visão. O trabalho foi realizado em interlocução com ideias de Ludwik Fleck que contribuiu para interpretarmos possíveis lacunas ainda existentes no desenvolvimento profissional de educadores especiais, particularmente, no que tange conhecimentos acerca de outras áreas de ensino, por exemplo, as Ciências da Natureza. Foram analisadas produções textuais decorrentes de atividades dos educadores especiais no citado processo formativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 educadores especiais. As análises realizadas por meio dos procedimentos da análise textual discursiva nos possibilitam indicar que há um caráter incipiente em discussões a respeito do ensino de Ciências da Natureza a cegos e baixa visão na formação dos educadores especiais e que um trabalho realizado em conjunto com professores das Ciências da Natureza pode contribuir para o enfrentamento da problemática. Já que tal temática parece não ser considerada para estes profissionais, isso pode cooperar para a ausência de reflexões na atuação que vem sendo realizada. Ou seja, pode colaborar indiretamente para a aproximação de práticas pedagógicas ainda baseadas em vertentes teóricas como a médico-pedagógica, na qual o educador especial atua/atuava de forma paralela ao ensino comum e era considerado o único responsável pela educação de estudantes com cegueira e baixa visão. Reconhecemos o percurso histórico já vivenciado por esta área de ensino, porém parece que muito ainda precisa ser feito para o enfrentamento de problemáticas vivenciadas no desenvolvimento profissional de educadores especiais em processos educativos de Ciências da Natureza para estudantes cegos e baixa visão. Abstract : The purpose of this work is to analyze how the potentialities and limits of an educational process for Special Education in-service teachers can be characterized, which presupposes the importance of the appropriation, by these professionals, of knowledge related to educational processes of Natural Sciences for blind and low vision students. A formative process was developed for Special Education in service teachers on the Natural Sciences subject, which involved seventeen participants who two were blind educators. There were eight face-to-face meetings and some online activities, in distance mode, that involved writing in a Collective Virtual Diary on the Moodle platform. In this formative process the subjects were invited to participate in different activities referring to the performance of Special Education teachers in the educational process of Nature Sciences for blind and low vision students. This work was carried out in conjunction with ideas by Ludwik Fleck, who contributed to interpret possible gaps still existing in the professional development of Special Education in-service teachers, particularly in what concerns knowledge about other areas of education, for example the Natural Sciences. Textual productions resulting from the activities with the Special Education in-service teachers, in the aforementioned formative process, were analysed, and semi-structured interviews were conducted with 06 Special Education in-service teachers. The analyzes were performed through the procedures of the Discursive Textual Analysis, and the analyzes allowed us to indicate that there is an incipient character in discussions about the educational process of Natural Sciences for blind and low vision students in the formation of Special Education teachers, which indicates that a work carried out together with teachers of Sciences Nature can contribute to the confrontation of the problem. Since this topic does not seem to be considered for these professionals, it can cooperate in the absence of reflections of the educational process that has been happening. That is, it can indirectly collaborate on the approximation of pedagogical practices still based on theoretical aspects such as the medical-pedagogy, in which the special education in-service teacher acts/works parallel to the regular teaching and was considered the only responsible for the education of students with blindness and low vision. We recognize the historical path already experienced by this area of education, but it seems that much still needs to be done to confront problems experienced in the professional development of Special Education in-service teachers in the educational process of Nature Sciences for blind and low vision students. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191175 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0348-T.pdf | 1.976Mb |
View/ |