O intérprete de libras no contexto do ensino superior: visão sobre suas práticas

DSpace Repository

A- A A+

O intérprete de libras no contexto do ensino superior: visão sobre suas práticas

Show full item record

Title: O intérprete de libras no contexto do ensino superior: visão sobre suas práticas
Author: SILVA, Ronaldo Quirino da
Abstract: O número de alunos surdos matriculados no ensino superior vem crescendo ano a ano, segundo dados do MEC/INEP relativos ao censo de 2011, de um total de 8.961.724 alunos que se matricularam neste ano no ensino superior brasileiro, 29.033 (0,32%) possuíam algum tipo de necessidade educacional especial (NEE), sendo 5.065 (17,44% do total) com deficiência auditiva, 2.067 (7,11%) surdos e 211 (0,72%) com surdo-cegueira (Brasil, 2011). Em vista desse aumento no número de surdos no ensino comum, o decreto 5626/2005 passa a garantir que as pessoas surdas tenham o direito de ter o acompanhamento de um profissional tradutor intérprete de língua de sinais. Assim pretende-se com esta pesquisa analisar a visão de intérpretes de LIBRAS que atuam no ensino superior a respeito do seu papel e suas práticas nesse nível de ensino. A metodologia adotada neste estudo é de cunho qualitativo e quantitativo e basear-se-á na análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, composto de questões abertas e fechadas, respondidas por intérpretes de Libras atuantes no ensino superior brasileiro, a respeito de sua atuação no ensino superior e de seu papel enquanto intérprete. O foco da pesquisa é descritivo e exploratório, uma vez que o instrumento selecionado dará a possibilidade de compreender como esses profissionais interpretam suas condições de trabalho na universidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190798
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
SILVA Ronaldo Quirino 2016 (Dissertação) UTP.pdf 810.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar