A escolarização de alunos surdos na Rede Municipal de Japeri/RJ: um estudo sobre a implementação das políticas de educação inclusiva

DSpace Repository

A- A A+

A escolarização de alunos surdos na Rede Municipal de Japeri/RJ: um estudo sobre a implementação das políticas de educação inclusiva

Show full item record

Title: A escolarização de alunos surdos na Rede Municipal de Japeri/RJ: um estudo sobre a implementação das políticas de educação inclusiva
Author: MOURA, Deusa Andreia de Carvalho
Abstract: As políticas de escolarização de alunos surdos têm sido discutidas em diversos estudos. No entanto, ainda se encontram dificuldades para a efetiva implementação dessas políticas nas escolas brasileiras como preconizam os dispositivos federais. A estrutura dos sistemas de ensino, os parâmetros de avaliação dos alunos surdos, a formação pedagógica continuada dos professores, entre outros aspectos, acabam interferindo na adoção de políticas capazes de efetivar o processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos surdos na garantia de sua escolarização efetiva com aprendizagem e desenvolvimento. Tomando como base as indicações federais, este estudo pretendeu analisar as políticas de escolarização de alunos surdos no município de Japeri, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando as entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de dados. Para analisar tais dados, tomamos como norte o modelo de sistema de codificação de Bogdan e Biklen que categoriza dados qualitativos. Foram extraídas três categorias desses dados: percepções e concepções, diretrizes políticas, encaminhamentos e suportes pedagógicos. A análise revelou que esta rede de ensino enfrenta dificuldades em implementar a política federal para a escolarização do aluno surdo. As lacunas concernentes ao preparo do professor nas especificidades do aluno surdo, o funcionamento precário do atendimento educacional especializado (AEE) e a interpretação equivocada na avaliação curricular de tal alunado, dentre outros, se revelaram fatores interferentes no progresso de sua escolarização.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190446
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
MOURA Deusa And ... 13 (dissertação) UFRRJ.pdf 1.162Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar