Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
Show full item record
Title:
|
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
Author:
|
LIMA, Juliana Corrêa de
|
Abstract:
|
Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163
|
Date:
|
2018 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar