O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-02T14:20:15Z |
|
dc.date.available |
2018-09-02T14:20:15Z |
|
dc.date.issued |
2018-06 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544 |
|
dc.description |
Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/download/6902/3972 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo analisa, num primeiro momento, como tem sido investigado o saber profissional do professor. Em seguida, propõe novas bases para a caracterização desse saber tendo em vista categorias como saberes a ensinar e saberes para ensinar. A partir delas, mobiliza os termos matemática a ensinar e matemática para ensinar propondo uma perspectiva de investigação do saber profissional do professor. Trata, em específico, do professor que ensina matemática, considerando o desenvolvimento histórico do saber profissional desse professor. Propõe que as disciplinas hoje constituídas, para formar tais professores que ensinam matemática, sejam consideradas como legado histórico de processos e dinâmicas que articulam os saberes de formação de professores e os saberes presentes no ensino. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Paradigma |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática para ensinar |
pt_BR |
dc.subject |
Saber profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História do ensino de matemática |
pt_BR |
dc.title |
O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar