O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado

Mostrar registro completo

Título: O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O artigo analisa, num primeiro momento, como tem sido investigado o saber profissional do professor. Em seguida, propõe novas bases para a caracterização desse saber tendo em vista categorias como saberes a ensinar e saberes para ensinar. A partir delas, mobiliza os termos matemática a ensinar e matemática para ensinar propondo uma perspectiva de investigação do saber profissional do professor. Trata, em específico, do professor que ensina matemática, considerando o desenvolvimento histórico do saber profissional desse professor. Propõe que as disciplinas hoje constituídas, para formar tais professores que ensinam matemática, sejam consideradas como legado histórico de processos e dinâmicas que articulam os saberes de formação de professores e os saberes presentes no ensino.
Descrição: Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/download/6902/3972
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544
Data: 2018-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
O SABER PROFISS ... QUE ENSINA MATEMÁTICA.pdf 175.3Kb PDF Visualizar/Abrir Revista Paradigma

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar