Percursos de escolarização de acadêmicos surdos no Ensino Superior

DSpace Repository

A- A A+

Percursos de escolarização de acadêmicos surdos no Ensino Superior

Show full item record

Title: Percursos de escolarização de acadêmicos surdos no Ensino Superior
Author: LOSS, Jaqueline Reni
Abstract: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo conhecer os antecedentes escolares de universitários surdos e condições de acesso e permanência no Ensino Superior. Uma revisão da produção no campo de estudo objetivou conhecer discursos e conhecimentos produzidos sobre educação de estudantes surdos no Ensino Superior e políticas de acessibilidade num momento histórico de ampliação do acesso a este nível de ensino. Considerando o objetivo acima, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, apoiada em entrevistas semiestruturadas com quatro acadêmicos com surdez severa e profunda, que frequentavam o ensino superior em instituição pública e privada, na cidade de Chapecó-SC, no ano de 2014. As entrevistas realizadas na língua brasileira de sinais (LIBRAS), possibilitaram sistematizar dados que vão do diagnóstico da surdez aos diferentes momentos ligados aos níveis de ensino pelos quais passaram, os limites e possibilidades de comunicação e aprendizagem no âmbito da escolarização. São questões que indicam a necessidade de políticas institucionais ligadas às mudanças atitudinais nas relações entre ouvintes e surdos, ações político-metodológicas para atendimento e superação das dificuldades de acessibilidade bem como ações que, para além do acesso ao ensino superior, garantam a permanência e formação de qualidade dos acadêmicos surdos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188689
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
LOSS Jaqueline ... issertação) UNOCHAPECÓ.pdf 618.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar