Condições de trabalho de professores de química da rede estadual de ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral

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Condições de trabalho de professores de química da rede estadual de ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral

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Title: Condições de trabalho de professores de química da rede estadual de ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral
Author: Vieira Filho, Vanderlei José Valim
Abstract: O presente estudo apresenta percepções de professores de Química acerca de suas condições de trabalho, além de investigar como estas condições podem influenciar em seu desenvolvimento profissional. Na tentativa de melhor compreender as condições de trabalho de professores de Química, investigou-se como a configuração e reconfiguração do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) afetou as condições de trabalho docente e por consequência seu próprio desenvolvimento profissional. Os sujeitos da pesquisa foram professores admitidos em caráter temporário (ACT?s) pela Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (REESC). Dessa forma, através da escolha desta categoria de professores, buscamos verificar a influência da Lei 16.861/2015 no cotidiano dos docentes. A partir de análise documental, demonstra-se que o ProEMI vem aos poucos perdendo suas características basilares, tanto no que diz respeito a sua configuração em relação às condições do trabalho docente na REESC, quanto no que se refere às concepções educacionais que fundamentam este programa em seus documentos orientadores. A pesquisa com os docentes foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, que foram analisadas qualitativamente por meio da Análise Textual Discursiva. Especificamente se investigou como as condições de trabalho docente têm sido afetadas pelas ações gerencialistas na área da educação do Estado de Santa Catarina. A partir da fala de entrevistados, se identificou que o contexto do ProEMI pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores. Também foi possível observar, a partir da fala de entrevistados, alterações no cotidiano de professores, no sentido da precarização do trabalho destes profissionais, oriundas da diminuição do tempo destinado para planejamento nas ações do Ensino Médio Inovador, fato que também pode ter contribuído para o aumento do número de turmas em que o professor trabalha. Identificou-se também que a Lei 16.861 que, entre outros aspectos, regula a contratação de professores admitidos em caráter temporário da REESC pode estar associada ao elevado número de colégios em que os professores atuam. De forma ampla, buscou-se compreender, como os professores de Química entendem as reformas na área educacional proposta pelo atual Governo Federal, as quais se associam a um processo de transição de políticas públicas, encabeçados por uma nova aliança conservadora.Abstract : This study presents the perceptions of Chemistry teachers about their working conditions and investigating how these conditions may influence their professional development. In an attempt to better understand the working conditions of Chemistry teachers it was investigated how the ProEMI?s (Innovative High School Program) configuration and reconfiguration affected the working conditions of teachers and their own professional development. The subjects of the research are temporary admitted teachers (ACT) by the State Educational Network of Santa Catarina (REESC). Through the selection of this teachers catgory we sought to verify the influence of Law 16.861 / 2015 on the daily life of teachers. From the documentary analysis it is demonstrated that the ProEMI gradually loses its basic characteristics both in terms of configuration in relation to the teaching conditions of REESC and in relation to the educational conceptions underlying this program. The research with the teachers was carried out through semi-structured interviews, which were analyzed qualitatively through the Discursive Textual Analysis. It was investigated how the working conditions of teachers have been affected by the managerialist actions in the education area of the State of Santa Catarina. From the interviewees' speech it was identified that the ProEMI context can contribute to the professional development of teachers. It was also possible to observe, from the interviewees' speech, changes in the daily life of teachers, in the sense of the precariousness of the work of these professionals, due to the reduction of the time allocated for planning in the actions of the Innovative High School a fact that may also have contributed to the increase the number of classes in which the teacher works. It was also identified that Law 16.861, which, among other aspects, regulates the hiring of teachers temporarily admitted to the REESC, may be associated with the high number of colleges where teachers work. It was broadly sought to understand how chemistry teachers understand the reforms in the educational are a proposed by the current Federal Government, which are associated with a process of transition of public policies, led by a new conservative alliance.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187000
Date: 2017


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