Title: | Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências |
Author: | Vieira, Renato Campos |
Abstract: |
A utilização de audiovisuais no ensino de ciências é uma realidade presente em muitas escolas. Muitas pesquisas apontam sobre como os audiovisuais deveriam, ou não, ser trabalhados em sala de aula, tecendo críticas a certos modelos utilizados por professores. Mas poucos focam em como estão sendo efetivamente utilizados pelos professores, ou mesmo, como estes acreditam que poderiam abordá-los dentro de condições disponíveis. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de ciências e biologia em exercício do grupo de estudos e pesquisas formados no âmbito do Projeto OBEDUC/CAPES na UFSC relatam suas relações com a linguagem audiovisual. Buscamos compreender como o vídeo influencia suas leituras, suas relações com o objeto de ensino e como se apropriam dos mesmos para o trabalho em sala de aula. Além disso, procuramos também identificar se a participação no projeto modificou estas relações e, em caso afirmativo, como estes acreditam que as mesmas se modificaram. Os resultados demonstram que apesar de vários autores falarem que os professores possuem um ?déficit? de formação para a linguagem audiovisual, foi possível perceber que os professores do projeto OBEDUFSC possuem uma prática diversificada, envolvendo o trabalho com diversos gêneros fílmicos, contextualizações a respeito das obras, e até mesmo trabalhando com a produção de audiovisuais. É possível afirmar que todos possuem um olhar sensível e crítico para a linguagem audiovisual que não provém da educação formal. Os processos de formação ?formal? muitas vezes acabam podando o que os professores podem ou não fazer, desencadeando medo e angústia ao trabalhar com este tipo de linguagem. Sendo assim, na fala da maioria, o OBEDUFSC aparece como fator encorajador e desencadeador de mudanças em suas práticas. Estes resultados mostram a importância de projetos de políticas públicas que invistam no potencial formador baseado no diálogo, na troca de conhecimentos dentro de um coletivo e que aproximem a universidade da escola. Abstract : The use of audiovisuals in science education is a reality present in many schools. Many researches point out how audiovisuals should or should not be worked in the classroom, criticizing certain models used by teachers. But few focus on how they are being effectively used by teachers, or even how they believe they could approach them within the available conditions. This research sought to analyze how the teachers of sciences and biology in exercise of the group of studies and research formed within the scope of the Project OBEDUC/CAPES in UFSC report their relations with the audiovisual language. We seek to understand how video influences their readings, their relationships with the object of teaching and how they appropriate them to the work in the classroom. In addition, we also sought to identify whether participation in the project has modified these relationships and, if so, how they believe that they have changed. The results show that although several authors mention that teachers have a "deficit" of formation for the audiovisual language, it was possible to perceive that the teachers of the OBEDUFSC project have a diversified practice, involving the work with diverse film genres, contextualizations regarding the films, and even working with the audiovisual production. It is possible to affirm that all have a sensitive and critical look for audiovisual language that does not come from formal education. "Formal" training processes often end up pruning what teachers can or can not do, triggering fear and anguish when working with this type of language. Thus, in the majority speech, OBEDUFSC appears as an encouraging and triggering factor in its practices. These results show the importance of public policy projects that invest in the potential educator based on dialogue, in the exchange of knowledge within a collective and that bring the university closer to the school. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186992 |
Date: | 2017 |
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PECT0339-D.pdf | 2.668Mb |
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