Práticas de letramento para uma criança surda inserida numa sala de ouvintes: possibilidades de uma educação bilíngue

DSpace Repository

A- A A+

Práticas de letramento para uma criança surda inserida numa sala de ouvintes: possibilidades de uma educação bilíngue

Show full item record

Title: Práticas de letramento para uma criança surda inserida numa sala de ouvintes: possibilidades de uma educação bilíngue
Author: ALBUQUERQUE, Graziele Kathleen Tavares Santana de
Abstract: Por muito tempo a escola desconheceu as especificidades dos alunos surdos e persistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. As mesmas práticas eram e, às vezes ainda são usadas, com as mesmas exigências, desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças linguísticas significativas, que devem ser contempladas em seu processo educacional. Reconhecendo a importância da língua de sinais para o desenvolvimento da criança surda, e levando em consideração a importância da integração e participação efetiva desta no ensino regular, o objetivo geral desta pesquisa é observar e analisar, a partir de práticas de letramento, a inserção de uma criança surda em uma das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola inclusiva, possibilitando uma proposta de educação bilíngue. Para a coleta de dados foram desenvolvidas práticas pedagógicas voltadas à interação comunicativa surdo/ouvintes, utilizando-se uma história da literatura clássica infantil, atividades de leitura e escrita e dramatização em LIBRAS (língua brasileira de sinais). Os registros se deram por meio da observação participante, provenientes de diário de campo e filmagens realizadas pela professora/pesquisadora das atividades em sala de aula. A pesquisa mostra as possibilidades de inclusão da criança surda no ensino regular, que se efetivou pelo comprometimento do professor em buscar formação e subsídios para a realização de tal processo, e ainda, propicia uma reflexão sobre novas possibilidades de olhar e avaliar o sujeito surdo na sala de aula inclusiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186878
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Albuquerque_Gra ... Santanade 2011 UNICAMP.pdf 3.423Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar