Sentidos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: implicações para o ensino de ciências

DSpace Repository

A- A A+

Sentidos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: implicações para o ensino de ciências

Show full item record

Title: Sentidos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: implicações para o ensino de ciências
Author: Machado, Patrícia Oening
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos sobre leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e suas implicações para o Ensino de Ciências. Ao desdobrar esse objetivo, o primeiro movimento realizado foi procurar entender os sentidos produzidos pela discursividade presente em alguns dos documentos que direcionam a EJA. Os documentos que foram analisados foram: um de amplitude nacional, o Parecer no CNE/CEB 11/2000, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e outro documento de amplitude municipal, conhecido como Caderno do Professor (2008) que se refere mais propriamente aos encaminhamentos da EJA no Município de Florianópolis. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas para compreender os sentidos sobre leitura e escrita de professores que atuaram nessa modalidade de ensino, buscando relações com os documentos analisados, assim como discutir as implicações sobre leitura e escrita na EJA no âmbito de ensino de ciências. Para tanto, como referencial teórico e metodológico me pautei na Análise do Discurso (AD) de linha Francesa, em especial os textos de Eni P. Orlandi. A opção pelo referencial teórico se deu por considerarmos relevante investigar o funcionamento da linguagem na produção de sentidos sobre ciências na escola. A partir disso, a pesquisa aqui materializada se ateve a análise das condições de produção amplas e estritas dos materiais, ou seja, seus contextos, seus sujeitos e relações, culminando na sistematização e análise dos objetos discursivos. Assim, pelas análises dos documentos foi possível perceber uma diversidade de sentidos de que circulam socialmente e que refletem na escola, tais como condições sociais da leitura, à necessidade trazer as leituras prazerosas para dentro da escola, as dificuldades que dos alunos a se adequaram ao modo de escrever estabilizado nas ciências e as relações interdiscursivas na construção da proposta metodológica da pesquisa como princípio educativo. No discurso dos professores foi possível perceber que as histórias de leitura são interessantes para compreender os modos de leitura na escola, que há uma estabilização das leituras parafrásicas na mesma e que é necessário repensarmos na posição do professor autor.Abstract : This research aimed to understand the senses about reading and writing in the Education of Young and Adults of the Municipal Network of Teaching of Florianópolis and their implications for the Teaching of Sciences. In deploying this objective, the first action was to try to understand the senses produced by the discursiveness present in some of the documents that guide the EJA. The documents analysed were: one of national scope, the CNE / CEB 11/2000, which establishes the National Curricular Guidelines for the Education of Youths and Adults. The other document, of municipal amplitude, known as Caderno do Professor (2008), refers more properly to the referrals of the EJA in the Municipality of Florianópolis. We also conducted semi-structured interviews to understand the reading and writing senses of teachers who worked in this teaching modality, seeking relationships with the documents analysed, and thus discuss the implications on reading and writing in the EJA in the science teaching of the EJA. For that, I used the French Line Discourse Analysis (AD) as a theoretical and methodological reference, especially the texts by Eni P. Orlandi. The option for the theoretical reference was given because we consider relevant to investigate the function of language in the creation of meanings about science in school. Therefore, the research materializes the analysis of the broad and strict production conditions of the materials, in other words, their contexts, their subjects and relations, culminating in the systematization and analysis of the discursive objects. Thus, through the analyses of the documents it was possible to perceive a diversity of meanings that circulate socially and that reflect in the school, such as social conditions of reading, the necessity to bring the pleasant readings inside the school, the difficulties that the students have adapted to the Way of writing stabilized in the sciences and the various contributions of several authors in the construction of the methodological proposal of research as an educational principle. In the teachers' discourse it was possible to perceive that the reading stories are interesting to understand the ways of reading in the school, that there is a stabilization of the readings paraphrasic in them and in the need to think in the author teacher.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica Tecnológica, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186207
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PECT0335-D.pdf 1.379Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar