Os estudos ciência, tecnologia e sociedade e a prática como componente curricular: tensões, desafios e possibilidades na formação de professores nas ciências biológicas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Os estudos ciência, tecnologia e sociedade e a prática como componente curricular: tensões, desafios e possibilidades na formação de professores nas ciências biológicas

Mostrar registro completo

Título: Os estudos ciência, tecnologia e sociedade e a prática como componente curricular: tensões, desafios e possibilidades na formação de professores nas ciências biológicas
Autor: Tolentino, Patricia Caldeira
Resumo: A presente tese problematiza a Prática como Componente Curricular (PCC) no contexto das Licenciaturas em Ciências Biológicas, a partir de uma perspectiva formativa em interlocução com os estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), tendo como objetivo investigar a inserção dos estudos CTS na PCC no contexto da formação inicial de professores nas Ciências Biológicas. No que se refere aos processos de estruturação da PCC nos projetos de formação docente, este estudo defende que a inclusão e o debate de questões ligadas à relação Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial de professores de Ciências e Biologia podem ser materializados no espaço e tempo atrelados à PCC na organização curricular desses cursos, visando uma efetiva articulação entre os conhecimentos construídos neste contexto formativo. Desta forma discute, à luz de pressupostos teóricos que tratam dos aspectos relacionados à formação de professores na universidade, os estudos CTS e a relação teoria e prática no processo formativo, a possibilidade de construção de uma prática pedagógica crítica e reflexiva nas licenciaturas em Ciências Biológicas. Em diálogo com tais pressupostos, apresenta uma análise da Prática como Componente Curricular e da inserção dos estudos CTS na formação inicial de professores nas Ciências Biológicas, com base em quatro fontes: os documentos oficiais norteadores desse contexto formativo, incluindo as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2015); a produção acadêmica empreendida no período de 2005 a 2015, no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO); os projetos político-pedagógico dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas estaduais situadas no Paraná e a singularidade do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa ? PR, por meio de entrevistas semiestruturadas com dois docentes formadores e dez licenciandos. Mediante as análises realizadas, o estudo sinaliza para a necessidade de aproximação entre os estudos CTS e a PCC e da inserção de aspectos humanos, políticos e sociais na formação de professores das áreas de Ciências e Biologia, ao conceber que essa interlocução constitui uma abordagem capaz de contribuir para um avanço nos debates relativos à relação teoria e prática nesse contexto formativo e para a construção da prática pedagógica crítica e reflexiva pelo futuro professor de Ciências e Biologia. Considera-se que uma formação inicial em sintonia com o atual processo civilizatório pode mobilizar os licenciandos a se assumirem como sujeitos de muitas possibilidades, capazes de incorporar o pensamento crítico à vida cotidiana, tomando para si o enfrentamento e a luta por mudanças.Abstract : The present thesis analyzes the Practice as Curricular Component (PCC) in the context of the graduation in Biological Sciences, from a formative perspective in connection with the Science, Technology and Society (STS) studies. With respect to the structuring processes of the PCC in training projects, this study argues that the inclusion and debate of issues related to the relation Science, Technology and Society in the initial formation of Science and Biology teachers can be materialized in space and time linked to the PCC in the curricular organization of these courses, with the objective at an effective articulation between the knowledge disseminated in this formative context. In this way, it discusses, starting of theoretical assumptions that deal with the aspects related to the formation of teachers in the university, the STS studies and the relation theory and practice in the formative process, the possibility of constructing a critical and reflexive pedagogical practice in the degrees in Biological Sciences. In dialogue with such assumptions, it presents an analysis of the Practice as a Curricular Component and the inclusion of STS studies in the initial formation of teachers in Biological Sciences, since four sources: the official documents guiding this formative context, including the most recent National Curricular Guidelines For the Initial and Continuing Education of Professionals of the Magisterium of Basic Education (BRAZIL, 2015); The academic production fulfilled between 2005 and 2015, at the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) and National Meeting of Teaching of Biology (ENEBIO); The political-pedagogical projects of the degree courses in Biological Sciences of the state public universities located in Paraná and the singularity of the licentiate course in Biological Sciences of the State University of Ponta Grossa - PR. Based on the analyzes executed, the study indicates the need to approximate STS studies and PCC and the insertion of human, political and social aspects in the training of teachers in the areas of Science and Biology, considering that this dialogue is an approach capable of contributing to an advance in the debates concerning the relation theory and practice in this formative context and for the construction of the critical and reflexive pedagogical practice by the future professor of Sciences and Biology. It is considered that an initial formation in line with the current civilization process can mobilize the graduates to assume as subjects of many possibilities, able to incorporate the critical thinking to the daily life, taking for itself and confrontation and the fight for changes.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186146
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PECT0332-T.pdf 18.44Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar