Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário

DSpace Repository

A- A A+

Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário

Show full item record

Title: Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário
Author: Leme da Silva, Maria Célia
Abstract: O estudo tem como objetivo analisar a institucionalização da formação de professores primários no Brasil e os saberes específicos para a profissão do ensino que participam da formação, mais particularmente durante década de 1930, nos Institutos de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro. Considera-se como referência pesquisas desenvolvidas por Hofstetter e Schneuwly (2017) e Borer (2017). Como resultado, argumenta-se que a matemática a ensinar praticamente está ausente da formação nos Institutos, sendo identificado e destacado a inserção de novos saberes, uma matemática para ensinar na formação do professor primário. O exercício de análise vem corroborar com o estudo de Borer, reiterando que experiências particulares de modelo superior de formação, voltadas à formação profissional, comparado ao modelo normal, constituem exemplos favoráveis ao desenvolvimento de saberes para ensinar no interior de suas formações.
Description: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3215/2713
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185872
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
3215-12085-1-PB.pdf 464.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar