Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário
Show full item record
Title:
|
Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário |
Author:
|
Leme da Silva, Maria Célia
|
Abstract:
|
O estudo tem como objetivo analisar a institucionalização da formação de professores primários no Brasil e os saberes específicos para a profissão do ensino que participam da formação, mais particularmente durante década de 1930, nos Institutos de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro. Considera-se como referência pesquisas desenvolvidas por Hofstetter e Schneuwly (2017) e Borer (2017). Como resultado, argumenta-se que a matemática a ensinar praticamente está ausente da formação nos Institutos, sendo identificado e destacado a inserção de novos saberes, uma matemática para ensinar na formação do professor primário. O exercício de análise vem corroborar com o estudo de Borer, reiterando que experiências particulares de modelo superior de formação, voltadas à formação profissional, comparado ao modelo normal, constituem exemplos favoráveis ao desenvolvimento de saberes para ensinar no interior de suas formações. |
Description:
|
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3215/2713 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185872
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar