Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário

DSpace Repository

A- A A+

Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário

Show simple item record

dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2018-04-25T22:25:34Z
dc.date.available 2018-04-25T22:25:34Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation LEME DA SILVA, Maria Célia. Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário. 'Revista Acta Scientiae, v. 19, p. 889-901, 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185872
dc.description Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3215/2713 pt_BR
dc.description.abstract O estudo tem como objetivo analisar a institucionalização da formação de professores primários no Brasil e os saberes específicos para a profissão do ensino que participam da formação, mais particularmente durante década de 1930, nos Institutos de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro. Considera-se como referência pesquisas desenvolvidas por Hofstetter e Schneuwly (2017) e Borer (2017). Como resultado, argumenta-se que a matemática a ensinar praticamente está ausente da formação nos Institutos, sendo identificado e destacado a inserção de novos saberes, uma matemática para ensinar na formação do professor primário. O exercício de análise vem corroborar com o estudo de Borer, reiterando que experiências particulares de modelo superior de formação, voltadas à formação profissional, comparado ao modelo normal, constituem exemplos favoráveis ao desenvolvimento de saberes para ensinar no interior de suas formações. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject Formação superior pt_BR
dc.subject Saberes para ensinar pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.title Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
3215-12085-1-PB.pdf 464.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar