“Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

“Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico

Mostrar registro completo

Título: “Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino “trabalhar primeiro no concreto”. A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que “trabalhar primeiro no concreto” é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal.
Descrição: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0597.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185674
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
“Matemática Eu trabalho primeiro no concreto”.pdf 241.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo Ciência e Educação

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar