“Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico
Mostrar registro completo
|
Título:
|
“Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico |
|
Autor:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
|
Resumo:
|
O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino “trabalhar primeiro no concreto”. A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que “trabalhar primeiro no concreto” é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal. |
|
Descrição:
|
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0597.pdf |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185674
|
|
Data:
|
2017 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo