História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões

Mostrar registro completo

Título: História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
Autor: Rocha, Cézar Jesus da; Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Resumo: Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.
Descrição: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA.pdf 202.6Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo Revista de História da Educação Matemática

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar