História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
Show full item record
Title:
|
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
Author:
|
Rocha, Cézar Jesus da; Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
|
Abstract:
|
Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem. |
Description:
|
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar