História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões
Show simple item record
dc.contributor.author |
Rocha, Cézar Jesus da |
|
dc.contributor.author |
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-16T15:02:21Z |
|
dc.date.available |
2018-04-16T15:02:21Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
ROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2447-6447 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671 |
|
dc.description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.title |
História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar