História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões

DSpace Repository

A- A A+

História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões

Show simple item record

dc.contributor.author Rocha, Cézar Jesus da
dc.contributor.author Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.date.accessioned 2018-04-16T15:02:21Z
dc.date.available 2018-04-16T15:02:21Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ROCHA, C. J. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . História da Educação Matemática e História Cultural: entre diálogos e reflexões. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 140-156, 2017. pt_BR
dc.identifier.issn 2447-6447
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185671
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164/110 pt_BR
dc.description.abstract Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.title História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA.pdf 202.6Kb PDF View/Open Artigo Revista de História da Educação Matemática

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar